Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Por que o TikTok vem se tornando uma rede de buscas?

Por que o TikTok vem se tornando uma rede de buscas?

Plataforma chinesa ultrapassou o Google em volume de acessos e já tem a preferência dos adultos também em notícias

Luiz Gustavo Pacete
29/10/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

De acordo com o próprio Google, quase 40% da Geração Z prefere pesquisar no TikTok e Instagram em vez de Google Search e Maps

O TikTok vem deixando de ser apenas uma rede de vídeos para tornar-se um grande hub de busca e informação. Uma pesquisa recente da PewResearch Center mostra que, de todos os usuários adultos nos Estados Unidos, um terço diz receber notícias pela plataforma. O equivalente a 10% dos adultos americanos. Recentemente, o TikTok também tornou-se o preferido no quesito buscas para a Geração Z. De acordo com o próprio Google, quase 40% dessa geração prefere pesquisar no TikTok e Instagram em vez de Google Search e Maps. No ano passado, a plataforma fechou com 655,9 milhões de usuários e a estimativa é de que ela já tenha mais de 1 bilhão de pessoas com acesso.

Em dezembro do ano passado, o app da ByteDance assumiu a liderança dentre os sites mais visitados de 2021, de acordo com a empresa de segurança e performance na internet Cloudflare. Com isso, o Google, predominante entre os mais vistos nos últimos anos perdeu sua posição que, desde o surgimento do ranking sempre foi de liderança. No ano de 2020, o TikTok ficou em sétimo lugar e o único chinês entre os dez primeiros. Ainda de acordo com a Cloudflare, os picos de acessos foram durante o Dia de Ação de Graças, comemorado em 25 de novembro nos Estados Unidos.

De acordo com as pesquisas, o TikTok começa a ganhar força em buscas pelo elemento comunidade e também pela característica nativa como entrega conteúdo. Muitos dos jovens que afirmaram utilizar o app como forma de busca destacaram o fato de que eles já estão na plataforma, logo não faz sentido sair do TikTok para pesquisar no Google. Restaurantes, baladas e até serviços já são elementos importantes que aparecem no interesse dos usuários.

Enquanto isso, segue a disputa em vídeos

Quando o assunto é vídeo, a disputa entre Instagram e TikTok segue acirrada. A constatação é da pesquisa “Por trás da trend: quem está fazendo o short vídeo acontecer no Brasil”, desenvolvida pela Youpix e Nice House. O segmento de vídeos curtos é, atualmente, um dos mais relevantes responsáveis pela geração de receitas com publicidade dos criadores de conteúdo.

Para os profissionais de marketing, a rede social da Meta lidera em atratividade sendo a preferida de 84,7%. Em segundo lugar está o TikTok, com 11,1% de preferência pelas marcas. Kwai está em terceiro com 3,5% e Youtube Shorts com 0,6%. As marcas consultadas pela pesquisa afirmam que, em 2022, pretendem completar entre 5 e 15 campanhas envolvendo o formato e as respectivas redes.

Leia mais: Além das dancinhas: os planos de negócios do TikTok no Brasil

Já na escolha dos criadores de conteúdo está o TikTok, com 56,7% da preferência. Para este grupo, o Instagram está em segundo com 36,6%. Kwai mantém 3,5% e YouTube Shorts 3,1%. A pesquisa se propõe a mapear o cenário do uso de vídeos curtos no Brasil tendo em vista o aumento da demanda e o foco das plataformas neste formato. No total, fora ouvidas mais de 397 pessoas sendo 172 marcas e 225 criadores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • google
  • social media
  • Tecnologia
  • TikTok

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • ForbesLife

    Met Gala 2025: os Melhores Looks do Tapete Vermelho

Últimas Notícias

  • Varejo Tem Alta de 0,6% em Abril, Aponta Índice Stone

  • Malala Fund/Malin Fezahai

    Malala Fund Vai Investir Mais US$ 50 Milhões na Educação de Meninas

  • FDA Enfrenta Demissões em Massa e Coloca Segurança Alimentar em Risco

  • Getty Images

    Exclua Todos os Aplicativos do Seu Telefone Que Estão Nesta Lista

  • Guerra Comercial de Trump Coloca Indústria Francesa de Champagne sob Pressão

  • acordo

    Ibovespa e Dólar Avançam, Repercutindo Acordo entre EUA-China

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.