Desde as primeiras horas da manhã de hoje (31), o Instagram vem apresentando vários tipos de anormalidades. Usuários de ao menos 7 países relatam suspensão de contas, queda significativa de seguidores e dificuldade de acesso às contas.
O site DownDetector, que monitora a estabilidade de redes sociais, identificou que o problema teve início por volta de 9h30, no horário de Brasília. E a reclamação que mais aparece, por enquanto, é o banimento de contas. Muitas das queixas apontam que a plataforma vem informando “descumprimento de diretrizes”. Em um post às 11h14, no Twitter, o Instagram admitiu o problema e pediu desculpas. “Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo transtorno.”
O monitoramento por região do DownDetector mostra um acúmulo de queixas na região Sul e Sudeste, em localidades como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Também aparecem reclamações em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). Muitos dos relatos apontam contas suspensas e a dificuldade em recuperar os perfis. Na sexta-feira, 28 de outubro, plataformas da Meta como WhatsApp, Facebook e o próprio Instagram também apresentaram instabilidades.