O Discord realizou a pesquisa “O Efeito Emoji”, que revela um estudo global feito em 8 países sobre as complexidades da linguagem universal dos emojis. No total, foram entrevistadas 16 mil pessoas acima dos 18 anos nos Estados Unidos, no Brasil, no Reino Unido, na França, na Alemanha, no Japão, no Canadá e na Austrália.
A maioria dos entrevistados faz parte da Geração Z e Millennials, gerações mais jovens que estão moldando o futuro dos emojis para intensificar a expressividade e conexões pessoais, melhorando também a comunicação digital. O Discord fez uma análise e concluiu que os usuários utilizam semanalmente cerca de 4,3 bilhões de emojis na plataforma.
De acordo com a diretora de marketing de produtos de consumo da Discord, Nicole Brendis, “um dos comportamentos mais populares que estamos vendo em nossa plataforma é o uso dos emojis, então estávamos realmente interessados em entender como eles fazem as pessoas se sentirem e qual é o seu potencial total. Entre a Geração Z, vimos um forte desejo de que os emojis não apenas representassem suas emoções, mas também criassem conexões mais profundas de maneiras mais autênticas.”
Leia mais: Confira os 4 emojis mais representativos de 2022
O “O Efeito Emoji” mostra que 98% dos brasileiros utilizam os emojis para se comunicar com amigos e familiares. Além disso, 82% dos entrevistados brasileiros utilizam os emojis para expressar os sentimentos reais que estão expressando naquele momento.
Cerca de 81% dos jovens adultos brasileiros, entre 18 a 34 anos, quase sempre ou frequentemente utilizam emojis, tornando-os os mais propensos a usar emojis quando comparados aos dados dos entrevistados entre 35 e 44 anos, cerca de 71%; dos entrevistados entre 45 e 55 anos, cerca de 69%; entrevistados entre 55 e 64 anos, cerca de 60%; e entrevistados acima dos 65 anos de idade, com cerca de 60%.
Quatro em cada cinco brasileiros que foram entrevistados relatam que os emojis ajudam a aproximar as pessoas; ajudam a se sentir mais conectados com as pessoas que estão conversando; ajudam a imitar conversas presenciais em um ambiente virtual; ajudam na relação com familiares, amigos e até relacionamentos amorosos; utilizam os emojis para expressar as expressões que utilizam pessoalmente; eles auxiliam na hora de conversar virtualmente com uma pessoa de forma leve; eles permitem expressar o senso de humor; e quando trocam mensagens com uma pessoa que também utiliza emojis, os entrevistados sentem que podem baixar a guarda.
Através desses dados o Discord concluiu que os emojis são a chave para tornar a comunicação digital mais humana e eles são o segredo para a construção da conexão, confiança e união de pessoas de maneira on-line.