Luva desenvolvida por cientistas promete “sentir” o metaverso

A tecnologia foi criada para ser testada dentro do National University Health System e ganhou destaque por ser rápida e acessível

Andressa Barbosa

Divulgação/Universidade Nacional de Cingapura
Divulgação/Universidade Nacional de Cingapura

Cientistas da Universidade de Singapura que desenvolveram o protótipo da luva tátil para o metaverso

Acessibilidade

Desenvolvedores da Universidade de Singapura criaram uma luva de realidade virtual capaz de sentir objetos no metaverso, o objetivo da invenção é permitir que médicos utilizem a luva para praticar técnicas dentro de plataformas imersivas. A tecnologia é feita com dedos pressurizados, movimentos restritos que imitam a sensação real de pegar objetos e a previsão da produção está agendada para ter início nos próximos anos.

LEIA MAIS: Como o metaverso pode revolucionar os cuidados com a saúde

Inicialmente o HaptGlove, como foi batizado o equipamento, está sendo testado somente por estagiários da National University Health System para aprimorar técnicas como a utilização de dispositivos cirúrgicos e verificação de pulso de um paciente. Segundo os desenvolvedores, a tecnologia foi projetada para ser leve, rápida e acessível nas respostas aos usuários comparada às luvas já disponíveis no mercado.

A luva de realidade virtual é um grande avanço para a área da medicina e futuramente pode ser testada também para jogos imersivos. A criação também ganhou destaque positivo por ser uma impressionante peça de tecnologia vestível capaz de encontrar o metaverso em tempo real.

Conteúdo publicitário