A Microsoft planeja disponibilizar a tecnologia de IA generativa da OpenAI chamada de ChatGPT para bilhões de usuários, integrando todos os seus produtos, disse o CEO Satya Nadella esta semana. Isso significa que a capacidade do ChatGPT de gerar texto por meio de prompts curtos provavelmente está a caminho do pacote de produtos Office 365, incluindo Microsoft Word, PowerPoint e Outlook.
Usando os modelos da OpenAI, os recursos de autocompletar e autocorreção do Microsoft Word podem realizar tarefas mais avançadas do que correção de estilo e gramática e gerar blocos de texto mais longos com base em algumas palavras. Embora a empresa ainda não tenha anunciado nenhum recurso específico, os usuários podem inserir prompts e gerar apresentações e e-mails completos em PowerPoint.
Esses tipos de recursos podem ajudar a Microsoft a atrair usuários mais jovens. Embora o Microsoft Office 365 tenha sido um padrão de fato para milhões de empresas, analistas dizem que a gigante da tecnologia ficou para trás em atrair aqueles que gravitam em torno de produtos colaborativos como Google Docs e Sheets.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT da OpenAI
“A Microsoft perdeu tração significativa em relação ao Google, especialmente na vertical de educação e na demografia mais jovem nas faculdades, e há uma geração que usa o Google Docs como padrão. A Microsoft precisa mudar isso”, disse Dan Ives, analista de tecnologia da Wedbush Securities, à Forbes . “O ChatGPT seria a bala de prata que poderia mudar o paradigma entre o Google Docs e o Microsoft Word.”
Além de trazer o ChatGPT para seus produtos voltados para o consumidor, a Microsoft anunciou esta semana que também implementará a tecnologia OpenAI na plataforma de computação em nuvem da Microsoft, Azure OpenAI Service , que permitirá que clientes pagantes acessem modelos avançados de IA, incluindo GPT-3.5, a linguagem grande modelo subjacente ao ChatGPT e Dall E 2, o gerador de imagens.
Em 2019, a gigante da tecnologia com sede em Seattle investiu US$ 1 bilhão na OpenAI, tornou-se o provedor de nuvem exclusivo do laboratório de pesquisa e desenvolvimento de IA e obteve uma licença exclusiva para usar e comercializar a tecnologia GPT-3 da OpenAI. A Microsoft agora está em negociações para investir US $ 10 bilhões na startup de IA.
O Google Workspace, que engloba ferramentas colaborativas como Google Drive, Docs, Meet, Slides e mais, teve 3 bilhões de usuários em 2021 – uma estatística que inclui assinantes não pagos, bem como empresas. Em 2021, o Google Workspace tinha sete milhões de assinantes pagantes, muito menos do que a base de clientes pagantes do Office 365.
O Office 365, que consiste em versões colaborativas do Word, Excel, Outlook e outros aplicativos de produtividade, teve 54,1 milhões de assinantes pessoais e mais de 300 milhões de assinantes comerciais pagos em 2021, que pagam entre US$ 6 e US$ 22 por usuário por mês com base em diferentes planos. O Google oferece suas ferramentas Workspace com preços competitivos , que variam entre US$ 6 e US$ 18 por usuário por mês (em2022 , o Google descontinuou a edição gratuita do Workspace para empresas).
“O ponto fraco da Microsoft está no consumidor, e é aí que o Google prospera”, diz Ives. “A implementação do ChatGPT e da inteligência artificial realmente colocará gasolina no motor de crescimento do lado do consumidor.”
Leia mais: Cinco aplicações práticas do ChatGPT
A Microsoft já introduziu alguns recursos de IA em seu software: o Microsoft Editor usa IA para corrigir o tom da escrita, oferecer alternativas concisas para frases e gerar resumos de textos longos, recursos que podem ser aprimorados com a tecnologia do ChatGPT. Em 2020, a empresa anunciou que seus clientes do Azure AI podem usar IA para legendar imagens .
“Por muitos anos, a Microsoft construiu modelos que podem ser usados dentro do Office, principalmente Word e PowerPoint. Pense no que eles poderiam fazer agora… Eles dirão apenas, coloque cinco palavras-chave. E escreveremos uma carta para você”, diz David Steinberg, CEO e cofundador da Zeta Global, empresa de marketing baseada em IA. Ele acrescentou: “Vai ser muito, muito poderoso”.
Além de competir em produtos de colaboração e espaço de trabalho, o Google e a Microsoft também são concorrentes diretos em outras frentes, incluindo pesquisa. A Microsoft indicou que planeja usar o chatbot de som natural e humano da OpenAI, ChatGPT, para melhorar o mecanismo de busca da Microsoft, o Bing .
Especialistas dizem que a infraestrutura de computação em nuvem Azure da Microsoft e o acesso a grandes quantidades de dados podem ajudar a turbinar os modelos da OpenAI. O Microsoft Graph é um dos maiores conjuntos de dados da atividade humana no trabalho e contém dados de todos os aplicativos da empresa, incluindo 400 bilhões de e-mails, 500 milhões de membros do LinkedIn, 180 milhões de usuários ativos do Office 365 e 800 milhões de dispositivos Windows 10, de acordo com um relatório da Microsoft. . A empresa treina seus modelos de IA usando 420 bilhões de interações que ocorrem no Microsoft Office todos os meses, mostrou o relatório.
A empresa usa todos esses dados para identificar padrões e interpretar e executar tarefas em outros aplicativos. Por exemplo, os dados do Bing são usados para fornecer informações sobre ações no Microsoft Excel, e os dados do LinkedIn são usados para a ferramenta Resume Builder no Word. O analista do Deutsche Bank, Brad Zelnick, diz que a empresa poderia combinar essa rede de dados com os algoritmos da OpenAI para automatizar as tarefas diárias dos trabalhadores do conhecimento.
“A oportunidade real não está apenas na implementação da tecnologia, mas em quem vai implementá-la melhor, quem será capaz de treinar as aplicações dessa tecnologia com o conjunto de dados mais rico”, diz ele. “Acho que, quando você considera as vantagens relacionadas ao Azure, a implementação e o treinamento desses algoritmos exigem grandes quantidades de computação, análise de dados e infraestrutura de dados. Esta é uma oportunidade real para a Microsoft no lado Azure da casa.”
Após a aquisição da empresa de inteligência artificial DeepMind pelo Google em 2014, o Google também fez progressos paralelos e semelhantes na pesquisa de IA. Por exemplo, o LaMDA do Google representou um avanço em modelos de linguagem grandes, a tecnologia subjacente ao ChatGPT, e também permite que os usuários façam perguntas a um chatbot que pode responder de maneira humana. O ex-CEO da Apple e cofundador da Zeta, empresa de software baseado em IA, John Sculley, diz que o Google teve uma oportunidade clara de vencer a corrida em IA, mas, em vez disso, concentrou seus investimentos em seus principais produtos, incluindo a Pesquisa do Google e o YouTube.
“O Google está no negócio de publicidade. E constrói sua capacidade de IA em torno do processamento de grandes quantidades de dados no que se refere à pesquisa. Não entrou no espaço de produtividade com automação na escala que a Microsoft pretende”, diz Sculley.
May Habibi, CEO da Writer AI, uma plataforma de redação de conteúdo de IA para empresas e equipes, diz que outra razão pela qual grandes empresas de tecnologia como o Google podem ter se abstido de lançar IA generativa em seus produtos como Documentos e Apresentações pode ser devido aos riscos de governança de dados, segurança e questões legais.
Embora o ChatGPT possa produzir respostas em um tom autoritário e fácil de compreender, o chatbot já se tornou famoso por ser impreciso. A empresa de mídia tecnológica CNET usou secretamente o ChatGPT para escrever seus artigos e mais tarde foi forçada a emitir correções porque continham várias imprecisões nos conceitos básicos. Se o ChatGPT processar imprecisões semelhantes no Word ou no PowerPoint, isso poderá impedir os clientes de confiar nele, diz Habibi.
“Acho que o motivo pelo qual o Google Docs e o Gmail se limitaram ao preenchimento automático simples não é porque o [modelo de IA do Google] LaMDa não é capaz de gerar conteúdo mais longo”, disse Habibi à Forbes . “Na verdade, é porque o Google evitou lançar sua tecnologia, conhecendo o tipo de desvantagem de grandes modelos de linguagem quando se trata da questão da besteira plausível.”
Priya Vijayarajendran, que foi vice-presidente de dados e IA da Microsoft de 2019 a 2022 e trabalhou em estreita colaboração com o CEO da OpenAI, Sam Altman, e sua equipe, diz que a OpenAI originalmente queria tornar os modelos avançados de IA amplamente acessíveis e de código aberto para que todos pudessem aproveitar disso. Mas, embora tenha começado como uma organização sem fins lucrativos, a OpenAI mudou para um modelo de negócios com fins lucrativos ao fazer parceria com a Microsoft para comercializar sua IA.
“Pelo que ouvi de meus colegas e amigos da Microsoft, eles têm a missão de produzi-lo para um benefício maior para o resto deles. Portanto, a prova real no pudim é quem coloca o produto no mercado”, diz Vijayarajendran. “Acho que Sam e a equipe tiveram uma visão nobre. E espero que a integridade da visão permaneça, apesar da Microsoft ter uma grande participação.”