Os avanços do ChatGPT, ferramenta capaz de escrever textos através da inteligência artificial, poderão colocar a Google em disrupção total. Segundo Paul Buchheit, criador do Gmail, em um comentário em uma rede social, a empresa de tecnologia está há dois anos de chegar ao fim e que o sistema de IA irá “eliminar a página de resultados de buscas”.
Todas essas informações preocupam o Google pois grande parte da receita da empresa vem de buscas realizadas no site, além da comercialização de serviços de links e palavras patrocinadas, que permitem que as empresas tenham as páginas bem posicionadas na plataforma de buscas.
Leia mais: O que é ChatGPT e como ele pode ser útil no dia a dia
Outro ponto que vale ressaltar é que a facilidade de escrever textos complexos do ChatGPT pode otimizar as pesquisas sem a necessidade de procurar entre vários links. O próprio ChatGPT se pronunciou em relação ao assunto afirmando que não é um rival do Google e que pretende oferecer outras necessidades ao usuário.
A concorrência do ChatGPT está acirrada, o Google está revendo as estratégias em relação a inteligência artificial, a empresa chinesa Baidu lançará em breve uma ferramenta semelhante e a Microsoft investiu US$ 10 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT.