Memória de celular. Sem dúvida esse é, atualmente, um dos bens mais preciosos da nova economia. Por isso, convencer uma pessoa a baixar um aplicativo já é uma grande vitória para qualquer empresa. No entanto, se manter no smartphone por meio de relevância e utilidade é o grande desafio. Levantamento inédito da AppsFlyer, que mapeia a taxa de desinstalação de aplicativos no Brasil e no mundo mostra que a tolerância do usuário com apps que não atendem às suas expectativas é extremamente baixa, especialmente com inúmeras alternativas disponíveis para quase todos os aplicativos.
Apesar da melhoria nas taxas de desinstalação em 2022 (aumento apenas de 8% em relação ao ano anterior), o que é uma tendência positiva por si só, as desinstalações continuam representando um problema significativo para os aplicativos. De acordo com o estudo, os aplicativos de jogos sofrem com as maiores taxas de desinstalação, seguidos pelos aplicativos sociais e educacionais. Na sequência, como categorias mais desinstaladas estão educação, utilidades, entretenimento e finanças.
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O fato de que quase 1 a cada 2 aplicativos de jogos são desinstalados dentro de 30 dias é o resultado da natureza exploratória dos jogos, na qual os usuários experimentam constantemente novos apps. Se o jogo não gera uma primeira impressão, ele geralmente é desinstalado rapidamente. No geral, a taxa de desinstalação entre países emergentes foi de 26% (Indonésia) a 43% (Argentina) maior do que a taxa média de desinstalação de 36% nos países desenvolvidos (EUA, Reino Unido, Japão, Coréia, França e Alemanha). No mundo, a diferença média foi de 28%.
O estudo conclui que “claramente, as desinstalações são um grande desafio do ecossistema. Por isso, os aplicativos devem mensurar suas taxas de desinstalação, entender exatamente quando, por que e de quais canais os usuários que desinstalaram vieram e como eles podem minimizar esse problema. A configuração da atribuição de desinstalação é simples e rápida, por isso, ela definitivamente vale a pena.”
Outro ponto de atenção do levantamento é de que “como a taxa de desinstalação é mais alta no primeiro dia de uso, é absolutamente fundamental que o primeiro contato com o app seja realmente relevante para o usuário.” E por fim, “prometer demais na tentativa de obter um download é uma estratégia que pode gerar um efeito negativo, levando à frustração e danificando sua marca de forma irreparável.”
As categorias de apps mais desinstalados são:
Jogos
Redes Sociais
Educação
Utilidades
Entretenimento
Finanças
Estilo de Vida
Compras
Alimentos e Bebidas
Viagens