Os novos modelos do iPhone 15 da Apple estão ficando mais redondos , rápidos e mais caros , de acordo com os últimos vazamentos. Mas o recurso mais solicitado agora parece vir com uma surpresa desagradável.
O respeitado membro da Apple, ShrimpApplePro, confirmou no mês passado de que a Apple bloqueará a porta USB-C em todos os modelos do iPhone 15. O vazador afirma que “cabos sem MFI serão limitados por software em dados e velocidade de carregamento”.
Isso vai surpreender os fãs da Apple e os observadores da indústria porque o USB-C deve ser um padrão aberto e a Apple introduziu o USB-C em iPads e MacBooks sem nenhuma restrição.
Para quem não conhece MFi, significa ‘Made For iPhone/iPod/iPad’ e é o programa de licenciamento oficial da Apple para acessórios para esses dispositivos. Os royalties associados à certificação MFi não são divulgados, mas foram relatados anteriormente que custavam até US$ 4 por conector . É por isso que os acessórios licenciados pela MFi custam significativamente mais do que suas contrapartes não licenciadas.
A Apple mantém os fabricantes na linha instalando um chip autenticador nas portas, o que pode até limitar ou desabilitar completamente os acessórios. Uma notificação pop-up também avisa os proprietários de que um acessório não licenciado está conectado.
A Apple argumenta que o MFi protege os dispositivos, o que tem algum mérito, embora o lucro gerado pelo programa seja amplamente visto como a principal razão pela qual os iPhones não migraram para o USB-C. Após uma repressão da UE às portas proprietárias , a expectativa era que a Apple abrisse os iPhones, mas agora parece que a empresa decidiu manipular o padrão.
Isso será um golpe, já que o USB-C abre a porta para os iPhones introduzirem carregamento e velocidades de dados muito mais rápidos, e vazamentos afirmam que os modelos do iPhone 15 Pro oferecerão desempenho 40 vezes mais rápido. Mas agora, aparentemente apenas por meio de acessórios aprovados pela MFi. Não é a opção mais ecológica para quem já tem uma gaveta cheia de cabos USB-C.
A ShrimpApplePro afirma que a Foxconn já iniciou a produção em massa de acessórios licenciados pela MFI, incluindo os próprios EarPods e cabos da Apple. Embora seja improvável que os fãs do iPhone considerem esta notícia um problema, duvido que seja assim que os observadores da indústria e os legisladores da UE esperavam que o USB-C fosse implementado pela maior fabricante de smartphones do mundo.
Os vazadores ShrimpApplePro e Unknownz21 endossaram um par de vídeos vazados mostrando os painéis de vidro frontal do iPhone 15 Pro e Pro Max (esquerda e meio no vídeo abaixo) em comparação com o iPhone 14 Pro (direita).
Esta é a primeira vez que um vídeo vaza mostrando componentes supostamente reais do iPhone 15 Pro, e há duas diferenças principais em relação ao seu antecessor. Primeiro, eles mostram que os modelos Pro realmente terão um novo design mais curvilíneo este ano.
Em segundo lugar, os engastes são visivelmente mais finos do que qualquer iPhone que a Apple lançou antes. Os engastes emagrecedores sempre melhoraram a aparência de um telefone, mas as dimensões vazadas anteriormente para o iPhone 15 Pro Max também sugerem que elas tornarão o telefone um pouco mais curto e estreito que o iPhone 14 Pro Max. Embora as diferenças provavelmente sejam perdidas pela maioria:
iPhone 15 Pro Max – 159,86 × 76,73 × 8,25 mm
iPhone 14 Pro Max – 160,7 x 77,6 x 7,85 mm
Espera-se que essa redução do painel seja exclusiva do Pro, com os modelos do iPhone 15 adotando dicas de estilo da linha do iPhone 14 Pro, completos com um recorte em forma de pílula e interface do usuário Dynamic Island.
Nesta fase da evolução do iPhone, as melhorias são cada vez mais incrementais. Dito isso, os novos designs parecem encontrar um bom equilíbrio entre as bordas duras do iPhone 4-5 e iPhone 12-14 versus os primeiros iPhones fortemente arredondados, algo que foi reintroduzido para o iPhone 6-8 com Apple historicamente flip- oscilando entre os extremos.
*Gordon Kelly é um escritor e fala sobre as maiores empresas de tecnologia
(traduzido por Andressa Barbosa)