Consagrado pelo papel de Tony Stark na franquia Homem de Ferro, o ator Robert Downey Jr. apresentou uma nova faceta durante o SXSW, evento de inovação que ocorre em Austin, no Texas. Como investidor e embaixador da Aura, startup de segurança cibernética baseada em inteligência artificial, Robert também é a principal estrela da campanha da empresa que foi exibida durante o painel. De acordo com o ator, existem maneiras muito mais eficazes de fazer com que as pessoas se preocupem, de fato, com o crime cibernético.
A Aura foi fundada em 2019 por Hari Ravichandra e Manuel Molina. Com sede em Boston, a empresa já está em sua quarta rodada captando o equivalente a US$ 500 milhões mantendo como investidores, além de Downey Jr, a Madrone Capital e a Warburg Pincus.
Leia mais: Amy Webb no SXSW: “é o fim da internet como a conhecemos”
“Me interessei por esse assunto após uma imersão no mundo da tecnologia e o quanto ela determina o presente e o futuro das nossas vidas. Uma coisa que muitas vezes não nos damos conta, no entanto, é que sem segurança não há presente, nem futuro, nem inovação, nem nada do que estamos discutindo aqui no SXSW”, disse. Ainda de acordo com Downey Jr., o progresso anda sempre acompanhado do perigo.
Ele destacou que, ainda que o tema amplamente discutido e divulgado, os americanos têm algumas ideias erradas sobre o crime cibernético. “Se você refletir, as pessoas que realizam golpes com phishing ou e-mails não são hackers, mas sim jovens ou até adolescentes em seus quartos realizando operações muito simples. Esses criminosos geralmente são muito capazes, operando em escala especializada.”
“É muito mais fácil de ter prejuízos e impactos negativos em seus ativos no mundo digital do que no físico e nós temos que direcionar a tecnologia para que isso não ocorra. As armadilhas são as mais sedutoras e inofensivas possíveis, mas têm o poder de devastar identidades, contas e uma séries de ativos financeiros virtuais de muitas pessoas”, pontuou Downey Jr.