Isso vai ser um problema irreal? O TikTok tem um novo filtro chamado “Bold Glamour” que pode realmente mudar seu rosto de uma maneira não tão real que na verdade parece muito real. O filtro Bold Glamour usa inteligência artificial, conhecida carinhosamente como IA, para avaliar seu rosto e remodelá-lo completamente para que você possa olhar no TikTok como se tivesse feito uma reforma cosmética junto com uma cirurgia plástica. E aqui está a grande diferença entre este filtro Bold Glamour e seus filtros de vídeo comuns, pode ser realmente difícil de identificar se você está usando um filtro ou não.
LEIA MAIS: Por que o TikTok vem se tornando uma rede de buscas?
Bem-vindo à nova realidade da irrealidade. Sim, o filtro Bold Glamour é um grande passo ou talvez vários passos acima daqueles outros filtros de vídeo que deslumbram seu rosto, distorcem seu rosto, fazem você parecer que você teve muito bronzeado laranja ou dá suas orelhas de rato. Já é bastante difícil distinguir o que é falso nas plataformas de mídia social e no entretenimento em geral. Desde a virada do século, as pessoas têm usado uma variedade de filtros, editores de fotos e vídeos, efeitos especiais e outras técnicas como se fossem molho de pimenta no aipo. Com o filtro Bold Glamour, será ainda mais difícil dizer o que é real e o que não é real na aparência das pessoas no TikTok. Nossa, o que poderia dar errado?
Apesar das apreensões expressas de alguns TikTokers, o interesse em Bold Glamour parece ser bastante real. O filtro de vídeo conquistou mais de 400 milhões de visualizações desde seu lançamento inicial em fevereiro. Isso provavelmente deixou a ByteDance Ltd., a empresa que administra a plataforma TikTok e tem sede em Pequim, China, muito animada. Portanto, não espere que esse filtro desapareça tão cedo. Na verdade, há uma boa chance de que mais desses filtros surjam em outras plataformas de mídia social também. Afinal, quando se trata de empresas de mídia social encontrarem maneiras de atrair as pessoas cada vez mais, é uma espécie de corrida armamentista. Ou talvez uma corrida armada e facial.
A ByteDance não foi exatamente aberta sobre as especificidades do algoritmo Bold Glamour e como ele funciona. Isso não é realmente surpreendente, já que muitas das empresas de plataforma de mídia social foram tão claras quanto a sopa de Nutella ao serem solicitadas a revelar os algoritmos que usam.
LEIA MAIS: Tiktok terá ferramenta de controle parental para bloqueio de vídeos
Independentemente disso, você provavelmente pode supor como o algoritmo Bold Glamour funciona em geral. Depois de mostrar seu lindo rosto ao TikTok, o algoritmo presumivelmente faz uma variedade de medições e compara essas medições com muitos outros rostos em algum tipo de banco de dados. Ah, e a propósito, assim que o algoritmo medir seu rosto, tente adivinhar qual imagem pode ser adicionada a esse banco de dados também. As comparações de seu rosto com outras imagens no banco de dados podem, por sua vez, determinar como o algoritmo ajustará a imagem de seu rosto de diferentes maneiras, como remodelar sua mandíbula, iluminar seus olhos e suavizar ou alterar o tom de sua pele.
Esses ajustes também parecem ser muito precisos. Sua imagem refeita do Bold Glamour não parece se mover de maneira estranha ou não consegue acompanhar quando você move a cabeça rapidamente. Você também não parece perder a face quando se toca. Vamos reformular isso. Quando você toca seu rosto, partes dele não desaparecem. E o filtro não faz você parecer que pertence a um desenho animado ou que fez muitas cirurgias plásticas. Você pode, de fato, parecer bastante real, exceto pelo fato de não ser. Ou melhor, não é. Não é a sua cara real.
Inicialmente, esse filtro Bold Glamour pode parecer divertido para toda a família, por assim dizer. Esse filtro pode democratizar e dar a todos acesso a todos aqueles maquiadores, cirurgiões plásticos e efeitos especiais que celebridades, anunciantes e estúdios usam há anos. Por que não se submeter a uma cirurgia plástica sem toda aquela anestesia, faca e cinzel em seu rosto e dor? Por que não se dar uma repaginada sem ter que comprar todos aqueles cosméticos? Por que não tratar seu rosto como uma pizza e colocar o que quiser, certo?
Ao mesmo tempo, o filtro Bold Glamour e quaisquer outros que surjam posteriormente podem ter consequências reais de diferentes maneiras. Estudos já mostraram que o uso de mídias sociais está associado a problemas de autoimagem. Por exemplo, um estudo publicado na Body Image em 2015 constatou, nas palavras dos autores do estudo, que “as mulheres jovens que passam mais tempo no Facebook podem se sentir mais preocupadas com seu corpo porque comparam sua aparência com outras (especialmente com colegas) no Facebook.” E um estudo publicado pela American Psychological Associationmostraram que “adolescentes e jovens adultos que reduziram o uso de mídia social em 50% por apenas algumas semanas tiveram uma melhora significativa em como se sentiam em relação ao peso e à aparência geral em comparação com colegas que mantiveram níveis consistentes de uso de mídia social”.
LEIA MAIS: Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo
A questão é se tal novo filtro poderia colocar tais problemas de auto-imagem em esteróides. Quando todos ao seu redor parecem ter acabado de sair de um set de filmagem de Hollywood, isso pode criar expectativas super irrealistas para você e seu rosto. As chamadas “imperfeições” em seu rosto que o tornam humano podem começar a se destacar como um polegar dolorido. Ou um nariz dolorido. Ou um olho dolorido. Ou uma ferida, bem, você entendeu.
Falando em Hollywood, uma das pressões que os atores principais enfrentam é manter certas imagens para o público que podem não corresponder necessariamente a quem eles realmente são a portas fechadas. Esse, é claro, é o preço da fama e da fortuna. Infelizmente, hoje em dia com a difusão das mídias sociais, muitas pessoas nessas plataformas podem se sentir compelidas a fazer o mesmo, só que sem toda aquela fama e fortuna. Isso é o que muitos nas mídias sociais podem se sentir compelidos a fazer hoje em dia. E depois de apresentar seu rosto a outras pessoas por meio do filtro Bold Glamour, quanta pressão pode haver para manter essa imagem?
Além disso, a aparência é extremamente subjetiva. Eles são baseados em quaisquer padrões que estão sendo divulgados por outras pessoas ao seu redor na época. Sem conhecer os detalhes do algoritmo, é difícil saber que tipo de padrão de beleza pode ser imposto aos usuários.
LEIA MAIS: O que são “pensamentos intrusivos”, termo da vez no TikTok
Além disso, tal filtro poderia confundir ainda mais as linhas da realidade? Você será capaz de dizer quem é o verdadeiro você e quem mais é real? Lembre-se dos filmes Total Recall , The Matrix e The Truman Show ? Sim, mexer com a realidade de alguém pode ser um grande problema mental.
Dito isso, espere ver mais e mais filtros e algoritmos como o “Bold Glamour” no futuro próximo. É improvável que as empresas de mídia social ou a indústria do entretenimento digam: “Hmm, vamos deixar passar grandes oportunidades de ganhar dinheiro desta vez”. A questão, então, é o que pode ser feito para lidar de forma mais proativa e mitigar as consequências para a saúde mental e emocional que possam surgir? O que pode ser feito para ajudar todos a perceber que a imagem não é tudo, a aparência é subjetiva e o que está nas redes sociais muitas vezes não é realmente real? Nossa sociedade já foi pega de surpresa pela primeira e segunda ondas de mídia social e tentando lidar com as consequências. A face da mídia social continua a mudar rapidamente. Espere que muitos dos rostos nas mídias sociais continuem mudando também.
*Bruce Y. Lee é escritor, jornalista, professor, modelador de sistemas, especialista em computação, IA e saúde digital, médico e empresário.
(traduzido por Andressa Barbosa)