O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou, em comunicado, que o satélite RHESSI (Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager), desativado há cinco anos, cairá na Terra nesta quarta-feira (19) por volta das 22h30 no horário de Brasília, com uma margem de 16 horas.
Leia mais:
- Satélites da Starlink são confundidos com óvnis, e Elon Musk explica
- Relatório revela que iPhone 14 Pro virá com conexão via satélite
- Quem são os inovadores que ajudarão a NASA a retornar à Lua?
Ainda não se sabe em qual local o satélite da Nasa de 300 quilos irá cair, porém a agência espacial informou que o objeto não oferece riscos aos humanos, mas eles não estão descartados. O RHESSI foi lançado em 2002 a bordo do foguete Pegasus XL da Orbital Sciences Corporation e durante 16 anos foi responsável por ajudar cientistas a compreender como surgem as erupções solares.
Veja 5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.