Poucas decisões rivalizam com a seleção de um CEO para o trabalho mais crítico de um conselho. Elon Musk, conhecido por sua espontaneidade, fez uma boa escolha de Linda Yaccarino como diretora executiva. No entanto, dado que Musk é presidente e diretor de tecnologia, há obstáculos óbvios e significativos à frente.
Yaccarino entende profundamente os anunciantes e suas preferências, pois passou mais de dez anos na NBCUniversal, mais recentemente como presidente de publicidade e parcerias globais. Mas a plataforma do Twitter e a empresa são animais diferentes, não apenas porque Musk está envolvido.
Musk e Yaccarino vão lutar com a tensão da liberdade de expressão e as expectativas dos anunciantes. Um vislumbre de suas opiniões veio durante uma entrevista no palco, quando Yaccarino perguntou como os anunciantes influenciariam o Twitter. Musk respondeu: “É totalmente legal dizer que você deseja que sua publicidade apareça em determinados lugares no Twitter e não em outros lugares, mas não é legal tentar dizer o que o Twitter fará”, disse ele. “E se isso significar perder dinheiro em publicidade, nós perdemos. Mas a liberdade de expressão é fundamental.”
Excepcionalmente mercurial, até mesmo imprudente, Musk às vezes fica na mira da SEC , para apenas um exemplo. Yaccarino é muito menos impulsiva, mas não avessa ao risco. Em uma palestra para uma audiência privada, ela aconselhou outras pessoas a correrem riscos e se prepararem antes de fazê-lo. Reconhecendo que algumas pessoas temem correr riscos, ela incentiva outras a prosseguir, mesmo quando têm medo. Este conselho é um apelo à coragem, não uma permissão para agir impulsivamente.
Leia também:
- Mercado tech ainda é território a ser conquistado pelas mulheres
- 5 tecnologias que mudam vidas e as pessoas ainda não entendem
- Quem é Linda Yaccarino, a escolha de Elon Musk para CEO do Twitter
Quando os líderes seniores têm diferentes tolerâncias ao risco, mesmo quando têm respeito mútuo, isso pode se tornar uma fonte de frustração. Na verdade, exatamente o que um líder admira e busca em um colega – maior tolerância ao risco ou uma abordagem mais comedida – geralmente se torna irritante quando interfere no que o líder deseja fazer.
Musk escolheu uma líder muito experiente em Linda Yaccarino. Ela está acostumada a trabalhar em um negócio onde águas turbulentas são familiares, várias partes interessadas são exigentes e muitas vezes têm interesses conflitantes. Yaccarino navegou nessas circunstâncias, mas não apenas as correntes cruzadas virão de partes interessadas externas, mas também do próprio Musk.
Para complicar a situação, os papéis duplos de Musk como presidente e diretor de tecnologia borram os limites, embora ele não seja conhecido por respeitá-los. Nessas situações, a coordenação próxima ajuda, mas a preferência de Musk pela velocidade torna provável que ele aja sem ela.
Yaccarino pode ser um bom parceiro para Musk. Ainda assim, eles precisarão trabalhar seus “passos de dança” se ele priorizar fazer esse relacionamento fundamental funcionar. Se, como disse um jornalista , Musk a relegar a CEO apenas no nome, as perspectivas de longo prazo são mais sombrias, mas é muito cedo para apostar nisso.
Quem é a nova CEO do Twitter?
Yaccarino é uma executiva de publicidade experiente cuja chegada provavelmente acalmaria os anunciantes após meses de revisões drásticas na moderação e verificação de conteúdo do Twitter, mas cujo histórico pode desagradar parte da base de fãs leais e amantes da liberdade de expressão do bilionário.
Ela é presidente do conselho de publicidade global e, até então, era responsável por parcerias do conglomerado de mídia e entretenimento NBCUniversal (NBCU), onde estava há mais de uma década e gerenciou uma equipe global de 2 mil pessoas que geraram mais de US$ 100 bilhões em vendas de anúncios, de acordo com seu perfil no site da companhia.
De acordo com seu perfil no LinkedIn, Yaccarino também está envolvida com o Fórum Econômico Mundial, onde preside a força-tarefa da organização sobre futuro do trabalho e faz parte do comitê diretor dos governadores da indústria de mídia, entretenimento e cultura.
Yaccarino também fez parceria com o governo americano em várias ocasiões, primeiro ajudando a promover estilos de vida saudáveis como membro do Conselho Presidencial de Esportes e Nutrição, nomeado pelo ex-presidente Donald Trump, e depois trabalhando com agências governamentais, a Casa Branca e com o Papa Francisco para produzir uma campanha de vacinação contra a Covid-19 em seu papel como presidente do grupo de publicidade sem fins lucrativos Ad Council.
Veja as mulheres que lideram empresas da área de tecnologia:
-
Getty Images Linda Yaccarino
Yaccarino é CEO do Twitter. Foi presidente do conselho de publicidade global e diretora de parcerias do conglomerado de mídia e entretenimento NBCUniversal (NBCU), onde atuou por mais de uma década e gerenciou uma equipe global de 2 mil pessoas que geraram mais de US$ 100 bilhões em vendas de anúncios, de acordo com seu perfil no site da companhia.
-
Getty Images Ursula Burns
Ursula Burns é CEO da Xerox e é considerada a primeira mulher negra a dirigir e liderar uma corporação nos Estados Unidos. Além disso, Ursula é diretora do conselho da American Express Corporation e Exxon Mobil Corporation, e em março de 2010 o ex-presidente Barack Obama nomeou-a como vice-presidente do Conselho de Exportação do Presidente.
-
Getty Images Susan Wojcicki
De 2014 à 2023, Susan foi CEO do YouTube e já trabalhou em empresas como Bain & Company e R.B. Webber & Company. Ela foi responsável por desenvolver as ferramentas mais utilizadas do Google, como o Google Imagens e o Google Books.
-
Getty Images Virginia “Ginni” Rometty
Conhecida também como Ginni, Virginia Rometty é CEO e Chairwoman da IBM, a empresária assumiu o cargo em 2012, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história da empresa. Com mais de 30 anos de história na IBM, Ginni já ocupou outros cargos como Vice-Presidente Sênior e Executiva de Vendas, Marketing e Estratégia.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images Sheryl Sandberg
De 2008 à 2022, Sheryl Sandberg foi COO do Facebook e pessoa de confiança do CEO Mark Zuckerberg. Em 2012 ela passou a fazer parte do conselho de administração da empresa, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo e antes de entrar na atual Meta, trabalhou como Vice-Presidente de Operações do Google e no Departamento do Tesouro norte-americano como chefe de pessoal.
-
Getty Images Cher Wang
Cher Wang é considerada uma das mulheres mais poderosas do setor da tecnologia. Co-fundadora e presidente da HTC, empresa responsável por fabricar um em cada seis smartphones comercializados nos Estados Unidos criada no ano de 1997, ela também é uma grande contribuinte do uso da tecnologia na edução, pois já realizou uma doação de 6000 tablets HTC Flyer para 60 escolas de ensino médio em Taipei em 2012.
-
Getty Images Angela Ahrendts
Angela Ahrendts foi CEO da Burberry de 2006 à 2014 e deixou a empresa para assumir o cargo de Vice-Presidente da Apple. Angela também já fez parte do conselho de negócios do primeiro-ministro do Reino Unido e permaneceu lá até o ano de 2016.
Linda Yaccarino
Yaccarino é CEO do Twitter. Foi presidente do conselho de publicidade global e diretora de parcerias do conglomerado de mídia e entretenimento NBCUniversal (NBCU), onde atuou por mais de uma década e gerenciou uma equipe global de 2 mil pessoas que geraram mais de US$ 100 bilhões em vendas de anúncios, de acordo com seu perfil no site da companhia.