Os resultados da segunda edição do Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (Inexti), pioneiro na avaliação da evolução tecnológica das empresas brasileiras, trouxeram notícias que apontam para onde o país caminha. O levantamento – idealizado pela Oi Soluções, orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, e desenvolvido pela IDC Latin America, líder em inteligência de mercado de tecnologia da informação e telecomunicações – mostrou que as companhias têm investido mais em tecnologia para crescer.
Este ano, a nota média das empresas foi de 52,1 em uma escala de 0 a 100 – uma evolução na comparação com os 48 pontos da primeira edição, divulgada em 2021. O Inexti vigente foi concluído no fim de 2022 e se baseia em três pilares: segurança da informação, adoção de cloud e modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios. Foram entrevistados para o estudo tomadores de decisão na contratação de serviços de TI de 200 empresas com mais de 250 funcionários de diversas verticais de negócios em todo Brasil.
No pilar segurança, a nota de 44,4 pontos revelou um aumento de 10,7% em relação à edição anterior e indicou uma associação direta entre o monitoramento do ambiente de TI e a existência de um executivo de segurança da informação. Das empresas entrevistadas, 64% que possuem a figura de um CISO têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado.
Já a adoção de cloud, com 58,1 pontos, apontou crescimento de 7%. Entre os desafios apontados para a migração para a nuvem, estão problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (38%) e falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).
O pilar serviços de TI aplicados aos negócios registrou aumento de 8%, com 53,7 pontos, correlacionando a adoção de tecnologia com a potencialização dos resultados das organizações. “O Inexti serve de bússola para orientar as empresas na busca por otimização de processos, segurança e sustentabilidade nos negócios”, afirma Marcelo Leite, head da Oi Soluções e VP da Oi.
ACESSO À PESQUISA
A pesquisa está disponível no site www.oisolucoes.com.br/INEXTI, para todas as empresas que desejarem conhecer seus próprios indicadores. Será geradoum relatório confidencial e exclusivo com o Inexti da empresa, além de recomendações de atuação.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.