No universo da influência, manter-se relevante e causar impacto é muito importante. Com a evolução digital e o crescimento dos influenciadores, é essencial se adaptar e repensar as estratégias para continuar em evidência. Por isso, a Forbes Brasil traz alguns insights baseados no equilíbrio entre experiência e estratégia.
Conversamos com a criadora de conteúdo Lu Ferreira, que começou em 2007 com seu Blog “Chata de Galocha”, inicialmente como hobby, e com o passar do tempo, naturalmente desenvolveu um relacionamento com o público e a comunidade. Hoje, após 16 anos on-line, a criadora já fez inúmeras parcerias com marcas importantes. Além de estar presente em diversas plataformas, já publicou livro, lançou produtos e fez diversas collabs. Lu ressalta alguns pontos importantes para criar uma boa reputação com o público e com as marcas.
Siga as tendências e esteja em outras redes sociais
Uma das principais dicas para se manter influente é acompanhar as tendências. Entender qual é o assunto do momento dentro do seu nicho e se manter atualizado sobre as redes sociais. “É muito legal quando aparece uma rede social nova, representa uma oportunidade de conquistar um novo público.” Afirma Lu. A influenciadora cita o momento em que iniciou as postagens em seu canal do YouTube. “Foi uma ferramenta essencial para meu crescimento, pois o conteúdo chegou para muitas pessoas.”
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Construa uma relação próxima com seus seguidores
Construir uma relação próxima com o público é fundamental para manter a influência. Responder ativamente comentários, mensagens diretas e criar oportunidades de diálogo é muito valioso para fidelizar seus seguidores. “É como se eu tivesse milhões de amigos. Semana passada eu estava em Madrid e me indicaram um restaurante que eu amei. Da mesma forma, quando eu posto uma foto ou vídeo, meus seguidores vão querer saber de onde é a bolsa ou algum objeto que apareceu. É um privilégio poder trocar com as pessoas” afirma a influenciadora.
Tenha um conteúdo diversificado
Explore novos formatos de conteúdo para manter seu público engajado. Faça vídeos, lives, podcasts, newsletters e crie também para outras redes além da sua principal. Diversificar seu conteúdo te ajuda a permanecer relevante e atrair a atenção de um público novo. Em 2020, Lu passou a abordar temas como hábitos saudáveis, rotina e exercícios físicos, o que a conectou com seguidores de outro nicho. “Muito da minha audiência cresceu comigo. A pessoa que começou a me seguir com 15 anos, hoje tem 31, e os interesses dela mudam naturalmente com o tempo, assim como os meus. Por isso, nunca me prendi a um tema ou formato único.”
Trabalhe com quem acredita
As suas colaborações devem ser escolhidas estrategicamente, sendo necessário, trabalhar com pessoas e marcas que complementam seu nicho e seja de acordo com seus valores. “Eu sempre trabalho com marcas que tenham relação com o que acredito. E, consequentemente, com meu público. Isso faz com que minha audiência confie no que falo.”
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Priorize a saúde
Se manter influente pode ser difícil. Por isso, é muito importante priorizar o bem-estar. Cuide da sua saúde mental e física, estabeleça limites e pratique o autocuidado. “Em 2020, quando comecei a falar mais sobre hábitos e exercícios, eu tinha consciência que alguns seguidores que chegaram no meu perfil procurando por beleza e estilo, poderiam parar de me seguir. Mas eu fiquei muito em paz com isso. Pois estou em outra fase e meus interesses são outros.”