O iPhone é um gadget altamente desejável e muitos ladrões se concentram nos produtos da Apple, pois oferecem altos valores de revenda. Mas também há uma série de criminosos que querem roubar seu iPhone para descobrir o que está dentro dele e têm maneiras sofisticadas de entrar – enquanto bloqueiam você. Não entre em pânico! Aqui está o que você precisa fazer para ajudar a se proteger deles.
Leia também:
- Exclusivo: Apple revela novo acabamento do iPhone15
- Apple revela iPhone 14 na cor amarela com surpresas extras
- Apple Watch Ultra 2: vazamento sugere design deslumbrante
Joanna Stern relatou isso em duas histórias no Wall Street Journal e sua atualização mais recente inclui ideias úteis para se manter seguro.
Em primeiro lugar, lembre-se, os sistemas descritos abaixo ainda são misericordiosamente raros, mas isso não significa que você não deva se proteger contra eles.
Eis o que acontece: em vez de simplesmente pegar seu iPhone, um ladrão esperará até ver você digitar sua senha. Alguns até o observam e gravam enquanto você coloca o código. Os bares são um local popular para isso, pois você está desprevenido, relaxado e não quer ver quem está por cima do seu ombro antes de digitar o código.
Depois de obter sua senha e fugir com seu iPhone, eles rapidamente fazem duas coisas: digite sua senha, vá para configurações, escolha alterar senha e insira a sua própria.
Em seguida, eles acessam suas configurações de senha e segurança para “Criar uma chave de recuperação”. Quando essas duas coisas são feitas, geralmente em questão de minutos após o roubo, você não pode mais rastrear seu iPhone com o Find My ou acessar seus dados de ID da Apple. Assustador, hein?
Ai fica pior. O ladrão pode acessar qualquer aplicativo bancário em seu telefone e esvaziar sua conta. Em algumas transações, um aplicativo pode exigir não apenas sua senha (a nova que o ladrão acabou de criar), mas também solicitar que você insira um código que o banco acabou de enviar para você. Como o ladrão pode editar seu número de telefone confiável, ele o alterará para um número que ele controla.
Voltar para o seu Apple ID, para recuperar suas fotos, vídeos, notas, contatos e assim por diante, de repente é impossível, pois você não tem a Chave de Recuperação que o ladrão criou.
Então o que você pode fazer?
Em primeiro lugar, você pode garantir que nunca usará a senha do seu iPhone em público . Use Face ID ou Touch ID por padrão. Claro, há momentos em que você precisa digitar sua senha, como se seu rosto não fosse reconhecido cinco vezes seguidas. Portanto, se você precisar inseri-lo, como Stern aconselha, trate-o como o PIN do seu cartão bancário, cobrindo a tela ao tocá-lo.
Em vez de usar um código simples de quatro dígitos, use seis dígitos e nenhum deles relacionado ao seu aniversário. Melhor ainda, use um código alfanumérico difícil de adivinhar para os surfistas de ombro. Certifique-se de que seja memorável, é claro, e, de preferência, salve-o em um gerenciador de senhas de terceiros, como o brilhante 1Password.
Stern também recomenda remover senhas de aplicativos bancários e inseri-las sempre que usar os aplicativos. Armazená-los no 1Password ou similar pode ser um lugar melhor para eles.
E depois há a chave de recuperação . Se o ladrão não conseguir criar isso, você ainda poderá acessar seu ID Apple. Veja como fazer isso.
Em Configurações, escolha Tempo de tela e, em seguida, Usar senha de tempo de tela. Aqui, crie uma senha de quatro dígitos que não seja igual à senha do seu iPhone. O ladrão poderá acessar a página que permite que você altere sua senha, mas não terá a senha original para permitir isso (embora eles possam ignorar isso, mas apenas se tiverem acesso ao e-mail associado com seu ID Apple).
Em seguida, vá para Tempo de tela novamente em Configurações, escolha Restrições de conteúdo e privacidade, deslize o botão para ativar e role a lista para Alterações de conta. Clique aqui e escolha Não permitir.
Isso significa que o ladrão não pode alterar sua senha.
Observe que há um efeito disso que é desconcertante quando você o vê pela primeira vez: em Configurações, seu nome e ID da Apple agora estão esmaecidos. Toque o quanto quiser, como o ladrão faria, e nada acontece. Agora, muitas vezes você pode precisar desta parte do telefone, então você só precisa voltar para Alterações de conta para alterá-lo para Permitir quando quiser.
Como eu disse no início, esses ladrões experientes não são tão numerosos, então não há necessidade de entrar em pânico. Mantenha seu telefone seguro e sua senha privada e você reduzirá substancialmente seu nível de risco. Mas as precauções acima podem ser úteis.
Finalmente, quando o Wall Street Journal contatou a Apple sobre isso, eles disseram: “Nós simpatizamos com as pessoas que passaram por essa experiência e levamos todos os ataques a nossos usuários muito a sério, por mais raros que sejam. Trabalhamos incansavelmente todos os dias para proteger as contas e os dados de nossos usuários e estamos sempre investigando proteções adicionais contra ameaças emergentes como esta.”
*David Phelan é escritor e fala sobre tecnologia de estilo de vida
(traduzido por Andressa Barbosa)
Conheça todos os iPhones já lançados pela Apple:
-
Divulgação/Apple 1. iPhone (2007)
-
Divulgação/Apple 2. iPhone 3G (2008)
-
Divulgação/Apple 3. iPhone 3GS (2009)
-
Divulgação/Apple 4. iPhone 4 (2010)
-
Anúncio publicitário -
Divulgação/Apple 5. iPhone 4S (2011)
-
Divulgação/Apple 6. iPhone 5 (2012)
-
Divulgação/Apple 7. iPhone 5C (2013)
-
Divulgação/Apple 8. iPhone 5S (2013)
-
Divulgação/Apple 9. iPhone 6 (2014)
-
Divulgação/Apple 10. iPhone 6 Plus (2014)
-
Divulgação/Apple 11. iPhone 6S (2015)
-
Divulgação/Apple 12. iPhone 6S Plus (2015)
-
Divulgação/Apple 13. iPhone SE 1ª Geração (2016)
-
Divulgação/Apple 14. iPhone 7 (2016)
-
Divulgação/Apple 15. iPhone 7 Plus (2016)
-
Divulgação/Apple 16. iPhone 8 (2017)
-
Divulgação/Apple 17. iPhone 8 Plus (2017)
-
Divulgação/Apple 18. iPhone X (2017)
-
Divulgação/Apple 19. iPhone XR (2018)
-
Divulgação/Apple 20. iPhone XS & XS Max (2018)
-
Divulgação/Apple 21. iPhone 11 (2019)
-
Divulgação/Apple 22. iPhone 11 Pro (2019)
-
Divulgação/Apple 23. iPhone 11 Pro Max
-
Divulgação/Apple 24. iPhone SE 2ª Geração (2020)
-
Divulgação/Apple 25. iPhone 12 (2020)
-
Divulgação/Apple 26. iPhone 12 Mini (2020)
-
Divulgação/Apple 27. iPhone 12 Pro (2020)
-
Divulgação/Apple 28. iPhone 12 Pro Max (2020)
-
Divulgação/Apple 29. iPhone 13 (2021)
-
Divulgação/Apple 30. iPhone 13 Mini (2021)
-
Divulgação/Apple 31. iPhone 13 Pro
-
Divulgação/Apple 32. iPhone 13 Pro Max (2021)
-
Divulgação/Apple 33. iPhone SE 3ª Geração (2022)
-
Divulgação/Apple 34. iPhone 14 (2022)
-
Divulgação/Apple 35. iPhone 14 Plus (2022)
-
Divulgação/Apple 36. iPhone 14 Pro (2022)
-
Divulgação/Apple 37. iPhone 14 Pro Max (2022)
-
Divulgação/Apple 38. iPhone 15