No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, ou também do Orgulho Geek. Esse público, movido por paixão, comunidades e muita nostalgia, atualmente tem sua maioria composta por pessoas de 25 a 34 anos.
A constatação é de um levantamento da plataforma de tecnologia Alura feito para a Forbes Brasil. Cerca de 52% dos geeks já estão na faixa etária mencionada acima, 20% estão na casa de 18 a 24 anos e outros 22% de 35 a 44 anos. Os de 45 a 54 anos representam 9%, enquanto os 64+ são 1% dos consultados.
“Ser nerd agora é sinônimo de paixão, conhecimento especializado e habilidades técnicas em áreas como tecnologia, programação, empreendedorismo e cultura pop. Além disso, a tecnologia facilitou a disseminação de informações e a formação de comunidades online, permitindo que eles se conectem, compartilhem conhecimentos e encontrem pessoas com interesses semelhantes. Essa interação possibilitou a criação de espaços onde a expertise e o conhecimento especializado são valorizados, fortalecendo a imagem positiva”, completa Júlia Chagas, diretora de marketing da Alura.
Ainda de acordo com Júlia, avanços tecnológicos e a expansão do mercado de entretenimento serviram para catalisar o crescimento da comunidade no Brasil e levaram à valorização do conhecimento especializado. No país, 42% do público geek está no estado de São Paulo, o Rio de Janeiro concentra 9%, seguido por Distrito Federal e Paraná, com 6% cada um, e 4% o estado da Paraíba.
Leia também:
- Saiba quanto custa ser cosplayer no Brasil
- Como a PerifaCon tornou-se um hub de inovação na periferia paulistana
- Como a cultura gamer influencia as inovações da moda?
Quando o tema são hobbies, os geeks brasileiros mostram preferências variadas:
- 86% são aficionados por computadores de alta performance;
- 54% são fãs de séries de ficção científica ou fantasia;
- 66% são fãs de filmes de ficção científica ou fantasia;
- 47% são fãs de heavy metal.
Daqueles que se enquadram na faixa-etária de 35 a 44 anos, a maioria é composta pelo público masculino, com o seguinte perfil:
- gamers casuais;
- entusiastas de notícias de entretenimento;
- entusiastas de DIY (Do It Yourself);
- fãs de quadrinhos e animação;
- donos de gatos e fãs de filmes familiares.
Já os de 18 a 24 anos também são compostos, em sua maioria, por homens, e são:
- fãs de futebol;
- fãs de jogos de aventura e estratégia;
- fãs de basquete;
- fãs de games de esporte;
- frequentemente participam de eventos ao vivo;
- entusiastas de health & fitness.
Nessa mesma faixa-etária, os grupos representados também são:
- fãs de Heavy Metal, indie rock e rock alternativo;
- também gostam de jazz e blues;
- entusiastas por cozinha;
- fãs de Rap e Hip-hop.
E os de 25 a 34 anos também gostam de computadores de alta performance e consomem jogos de aventura e estratégia.
Já o público feminino de 25 a 34 anos é composto por:
- profissionais de negócios;
- fãs de séries de drama;
- entusiastas de Decorações de Casas;
- fãs de fotografia;
- adeptos de viagens de luxo e em família;
- fashionistas.