Como a PerifaCon tornou-se um hub de inovação na periferia paulistana

Andreza Delgado, uma das sócias-fundadoras do evento que ocorreu no domingo (31), fala sobre a relação do mundo geek com a tecnologia e novos negócios

Andressa Barbosa
Compartilhe esta publicação:
Jeff Delgado

A PerifaCon reuniu milhares de pessoas na Zona Norte de São Paulo, no domingo (31)

Acessibilidade


A PerifaCon, primeira convenção nerd das favelas, retornou, após dois anos longe do público. Por conta da pandemia, o evento anual teve que adiar a programação até que fosse seguro para todos participarem. Os criadores da PerifaCon afirmam que a convenção surgiu da necessidade de falar sobre quadrinhos, desenhos, filmes e cultura nerd, geek e pop na periferia de São Paulo. A primeira edição aconteceu em março de 2019 e reuniu mais de 7 mil pessoas na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, extremo paulistano.

Andreza Delgado, uma das sócias-fundadoras da PerifaCon, comenta da diversidade de temáticas e abordagens na edição deste ano, que ocorreu no domingo (31).  “A própria PerifaCon me ensinou muito sobre o mundo nerd e geek, adotei um hobbie de colecionar bonecos de ação, realizei uma construção para que eu me sentisse fazendo parte desse universo. Tudo isso foi muito importante para que eu aumentasse a autoestima e trabalhasse com essa área.”

“Nosso objetivo, com o evento, é democratizar a cultura nerd e geek para a periferia e auxiliar na conexão das marcas com esse universo. E assim, conseguir dar vazão a toda essa criatividade que acontece na quebrada, porque depois que a PerifaCon passou a existir surgiram diversos criadores de conteúdo querendo se desafiar nesse mundo geek.”

Leia mais: Saiba quanto custa ser cosplayer no Brasil

Ainda de acordo com Andreza, o evento, além de movimentar o ecossistema da periferia, por si, mobiliza uma série de parcerias. “Teremos patrocinadores, cenografia, sinalização e diversas outras coisas que é necessário ter em uma estrutura de evento. Na primeira vez não tínhamos uma identidade visual e agora nossa equipe está maior e mais preparada para realizar esta edição da maneira que idealizamos nesses últimos dois anos.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Neste ano, o hub de criatividade Irmãos Delgado passou a trabalhar com a PerifaCon, o que demandou que o evento repensasse o modelo de negócios. “Esperamos que a PerficaCon esteja presente em todas as zonas da capital, nossa ideia é que a terceira edição aconteça na zona leste de São Paulo. Mas antes de expandir de fato o evento, pretendemos testá-lo de diversas formas e se der certo levaremos a convenção para outros estados. Manter o evento de forma gratuita, tanto para quem irá acompanhar ou se apresentar é importante. Pois acreditamos que daqui a 5 anos a PerifaCon esteja enorme e com mais de 100 colaboradores, esperamos fazer uma revolução dentro da indústria e fortalecer a cena de games independente.”

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: