O ChatGPT tornou-se uma grande referência quando o assunto é inteligência artificial, a empresa OpenAI lançou o chatbot em novembro de 2022 com um método que consegue reproduzir respostas semelhantes à escrita humana. A evolução do ChatGPT fez com que vários especialistas entrassem em alerta sobre os riscos que a tecnologia pode causar no futuro. Para não ficar para trás, outras empresas do setor tecnológico começaram a desenvolver softwares com IA baseados no ChatGPT, mas com alguns detalhes que o chatbot da OpenAI não possui.
Leia também:
- Apple é a mais nova empresa a proibir que funcionários usem o ChatGPT
- Seis coisas que você não sabia sobre ChatGPT e o futuro da IA generativa
- Conheça 14 ferramentas alucinantes além do ChatGPT
De acordo com Fernando Moulin, professor e especialista em transformação digital, o concorrente do ChatGPT, SenseChat, da China, será capaz de disponibilizar soluções de IA Generativa dentro do ambiente corporativo assim como os softwares desenvolvidos nos Estados Unidos. “O movimento reforça uma corrida das organizações pela captura de eficiências e oportunidades trazidas por essa nova tecnologia, bem como será mais um reflexo do contexto global de “Guerra Fria 2.0”. Se essa nova solução cumprir o que seus desenvolvedores prometem, teremos mais uma esfera de concorrência e competição acirrada entre empresas americanas e chinesas pelo domínio das tecnologias digitais de ponta e em escala”, finaliza.
O ChatGPT deu início a uma nova disputa entre as Big Techs, liderando um mercado que ganhou muitos recursos e gerou novas possibilidades dentro da tecnologia. O COO da Aduela Ventures, Bruno Nogueira, ressalta que a concorrência neste mercado aumenta à medida que as empresas refinam suas tecnologias e modelos de processamento. “É importante ressaltar que a entrada de novos concorrentes nesse mercado é importante para a evolução dos modelos, principalmente em regiões de forte desenvolvimento tecnológico como na Ásia. Na busca pela Inteligência Artificial Generalizada (AIG) quanto mais concorrência melhores serão os resultados de pesquisas e desenvolvimento”, afirma.
Conheça alguns dos possíveis rivais do ChatGPT:
-
Divulgação Sense Chat
O SenseChat foi desenvolvido pela empresa chinesa SenseTime, uma das maiores empresas de inteligência artificial da China, com um gerador de imagens alimentados por inteligência artificial.
-
Getty Images Chatsonic
O Chatsonic é um chabot desenvolvido pela Writesonic, empresa que possui diversas ferramentas de inteligência artificial, que utiliza a base de dados do Google para elaborar as respostas. O software é direcionado para pessoas que trabalham com e-commerce e mídias sociais, disponibiliza as fontes utilizadas na elaboração das respostas, possui versão premium e a versão gratuita tem um limite de 25 perguntas por dia.
-
Getty Images Meta
A Meta também entrou na disputa pela corrida de programas de IA voltados para sistemas de linguagens. A ferramenta LLaMA foi anunciada recentemente pela empresa e pretende auxiliar profissionais no âmbito científico na elaboração de projetos, tanto que, a Meta pretende disponibilizar a plataforma mediante a uma licença comercial para o uso de pesquisadores.
-
Getty Images #1
ATUALIZAÇÃOChatGPT
O app da OpenAI tem limitações em seu histórico de busca não permitindo a busca por informações recentes e com alcance até 2021.Bard
Já a plataforma do Google consegue acessar informações em tempo real da internet e conecta os usuários aos mecanismos de busca da empresa. -
Anúncio publicitário -
Getty Images Bing
A Microsoft anunciou uma nova versão do chatbot de inteligência artificial agora na versão para Android e iOS através dos aplicativos Bing e Edge, onde os usuários poderão acessar o modelo de linguagem GPT-3 da OpenAI do modelo Prometheus.
Sense Chat
O SenseChat foi desenvolvido pela empresa chinesa SenseTime, uma das maiores empresas de inteligência artificial da China, com um gerador de imagens alimentados por inteligência artificial.