Na Dell Brasil desde 1999, Diego Puerta assumiu como presidente da companhia no país em novembro de 2020. Nas últimas décadas, o executivo dedicou parte relevante de seu tempo a vendas. Também atuou no segmento de pequenos negócios e consumo. Neste período, a visão de sustentabilidade da Dell evoluiu até chegar ao ESG. Atualmente, como uma das principais vendedoras de PC’s do mundo e líder de vários segmentos, principalmente com soluções para o universo corporativo, a empresa não enxerga mais as responsabilidades sociais, ambientais e de governança de maneira separada ou isolada, mas como premissas que permeiam todas suas estratégias.
Como meta global até 2030, a Dell se comprometeu em, a cada produto vendido, reutilizar ou reciclar um equivalente. Além disso, a empresa intensificou globalmente seus projetos de impacto. Um deles é o Solar Community Hub, desenvolvido em parceria com a Computer Aid International em mais de seis países. No Brasil, a Dell também tem Intel e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como parceiros na comunidade ribeirinha de Boa Esperança, a 350 quilômetros de Manaus, no Amazonas. O Solar Hub atende a 12 comunidades. Foi neste contexto que Diego Puerta conversou com Forbes Brasil ao visitar o projeto inaugurado em 2022, juntamente com Claudia Muchalat, presidente da Intel Brasil e Keith Sonnet, CEO da Computer Aid International.
Leia também
- Escassez já é passado e Brasil ganha destaque na batalha de chips da Intel
- Para CEO da Microsoft Brasil, impedir avanço de IAs como ChatGPT é retrocesso
Diego falou sobre a produção e distribuição de produtos eletrônicos sustentáveis. Reforçou a necessidade de toda a cadeia rever a forma de produção e comentou a adoção de tecnologias disruptivas por parte de empresas, dentre elas Cloud e Inteligência Artificial Generativa. Para o executivo, o C-Level não precisa dominar as novas tecnologias, mas deve conhecê-las tão bem a ponto de entender o impacto que trazem para o negócio. “Além disso, o CEO precisa ter o senso de urgência das transformações que estamos vivendo, muitos executivos me perguntam, por exemplo, como evitar ataques cibernéticos. A verdade é que você já está sendo atacado, a diferença é como você estrutura sua estratégia de segurança.”
Consumo Sustentável
“Eu não diria que toda a indústria de eletrônicos esteja disposta a rever sua forma de produzir e distribuir para pensar em um futuro mais sustentável. Como líderes de mercado, temos esse papel, de tomar os riscos da transformação, mas atender às demandas dos nossos consumidores e do planeta. Em um primeiro momento, naturalmente, você pode ter uma redução nas vendas, até porque estamos falando de notebooks que vão durar muito mais. No entanto, em longo prazo, não só criamos uma relação sustentável com nossos consumidores, mas, principalmente, porque o mercado de tecnologia só cresce. Nossa vida está cada vez mais digitalizada e temos uma expectativa de consumo muito relevante. Por isso, mais do que nunca é necessário rever não só nossos produtos, mas a estrutura de nossas fábricas”
“Outro tema de extrema relevância e que é indissociável do contexto das grandes empresas hoje é a cibersegurança. Com mais tecnologias, também surgiram mais camadas de vulnerabilidade”
Flexibilidade e Sustentabilidade
“Uma iniciativa muito prática da Dell no sentido de mudar a forma de pensar os produtos é o projeto Concept Luna. Ele consiste em uma nova engenharia de produto que facilita o reparo de partes específicas dos equipamentos, ao invés de indicar sua troca completa. Por exemplo, um notebook do Concept Luna pode ser desmontado em menos de um minuto sem auxílio de ferramentas. Como eu disse, é uma mudança na forma de conceber, fabricar e pensar no ciclo de vida do produto, além, claro, de toda experiência que isso também traz”
Muito além do ChatGPT
“Ainda que, neste momento, estejamos falando mais de ChatGPT e por consequência de inteligência artificial, vale lembrar que esse é um tema de muitos anos da indústria de tecnologia. Mesmo que a IA seja extremamente importante, temos uma série de outras tecnologias de extrema relevância neste momento. E mais do que isso, não só a tecnologia, mas a maneira como a utilizamos e fazemos sua gestão. Smart Cloud é um exemplo disso, já que a gestão da nuvem tornou-se algo complexo. Nosso objetivo hoje é ajudar os clientes a terem acesso a tecnologia, de maneira ágil, mas sem ficarem presos a determinados modelos.
“Ainda que, neste momento, estejamos falando mais de ChatGPT e, por consequência de inteligência artificial, vale lembrar que esse é um tema de muitos anos da indústria de tecnologia”
Cibersegurança
“Outro tema de extrema relevância e que é indissociável do contexto das grandes empresas hoje é a cibersegurança. Com mais tecnologias, também surgiram mais camadas de vulnerabilidade. Muitos executivos me perguntam o que fazer quando forem atacados. A questão é que as empresas já estão sendo atacadas, a pergunta está em como eu estruturo a minha estratégia de proteção e recuperação.”
C-Levels e Tecnologia
“Hoje o papel do C-Level, em especial do CEO, é entender o impacto da tecnologia em seu negócio. Não é sobre dominar tecnicamente, mas estar muito inteirado sobre como as tecnologias podem impactar e acelerar o negócio. Outro aspecto muito importante é que o CTO está cada vez mais focado em integrar e fazer a aplicação da tecnologia de forma cada vez mais estratégica.”