A partir desta segunda-feira, 5, o Google disponibiliza uma nova atualização para os usuários do Google Workspace ou do Google Cloud. A troca das senhas por chaves de acesso surgiu com a ideia auxiliar no momento do login. A empresa estima que as 9 milhões de contas cadastradas utilizarão a nova ferramenta que já está em fase de testes.
Leia também:
- Google lança ferramentas de IA para acelerar aprovações de planos de saúde
- A estratégia do Google para voltar a ser IA first
- O Google ficou para trás na corrida pela inteligência artificial?
Com este feito, o Google se torna a primeira empresa provedora de nuvem a fornecer login sem senha para empresas privadas e públicas, lançando uma nova medida que visa proteger os usuários de ataques hackers.
As chaves de acesso possuem um nível maior de segurança e são uma ótima alternativa quando o usuário não se lembra da senha registrada na hora de acessar a conta. Entre março e abril de 2023 o Google levantou dados que revelam que as chaves de acesso são duas vezes mais rápidas e quatro vezes menos propensas a erros de verificação. Para habilitar o recurso é necessária a permissão do administrador, pois as chaves são baseadas em protocolos criptográficos, o que dificulta o roubo, vazamento ou descobertas em ataques de phishing, porque as senhas não seguem uma sequência.
Recentemente a plataforma alertou sobre a importância de ter um ambiente digital seguro dentro das empresas, por isso em fevereiro de 2023 o Google adicionou novos recursos de criptografia ao Gmail e Agenda, que protege todos os dados que ficam nos servidores dos aplicativos. Em um futuro próximo outras gigantes da tecnologia também desejam que o uso de senhas comuns acabe, com o tempo a Apple e a Microsoft criarão estratégias para desenvolver essa tecnologia dentro dos recursos de autenticação criada pela parceira das concorrentes, FIDO Alliance.