Um grupo de cientistas escolheu, na terça-feira, 11, um pequeno lago suburbano em Ontário, no Canadá, como o ponto de partida simbólico para uma nova era geológica chamada antropoceno, uma epóca dominada por impactos indeléveis causados pelo homem na Terra. Os pesquisadores alegam que o lago pequeno, mas surpreendentemente profundo, contém informações sobre o início da era humana.
Leia também:
- 5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente
- Quando e onde ver Vênus antes que seja tarde demais
- Conheça o asteroide que passará próximo à Terra e equivale a 90 elefantes
Cientistas do Grupo de Trabalho do antropoceno revelaram o lago canadense como parte de uma coletiva de imprensa em Berlim recomendando impactos maciços de humanos, incluindo emissões de combustíveis fósseis e mudanças climáticas, que desencadearam uma nova era, começando aproximadamente em 1950.
O sedimento em Crawford Lake – um lago isolado a pouco mais de 30 milhas de Toronto – estava cheio de evidências do impacto humano na Terra, incluindo uma camada de nitrogênio de fertilizantes e cinzas da queima de combustíveis fósseis, bem como plutônio nuclear no sedimento datado de aproximadamente 1950.
5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
Os cientistas escolheram o lago entre 11 outros candidatos como o local do “espinho dourado”, um local exato onde as datas de início e término de uma época podem ser medidas, normalmente definidas por conteúdos fósseis que simbolizam um grande evento global, como um período de extinção em massa.
O painel argumentou que o início da época é evidente no sedimento do Lago Crawford, que com quase 25 metros de profundidade é profundo o suficiente para que sua camada inferior de água não se misture com as camadas superiores, deixando sua camada inferior “isolada do resto do planeta”, disse Francine McCarthy, cientista da Terra da Universidade de Brock, à CBC.
O secretário do grupo de trabalho, Simon Turner, disse que essas camadas de plutônio e queima de combustível fóssil revelam “mudança ambiental” na Terra, comparando o sedimento do fundo onde essas mudanças são analisadas com um “pirulito maciço e sujo” em uma entrevista à BBC, acrescentando: “Mas contém esses belos sedimentos laminados anualmente.”