No ano de 1969, a Nasa levou ao espaço a expedição espacial Apollo 11, lançada em 16 de julho, a missão enviou Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin E. “Buzz” Aldrin Jr., dentro do módulo de comando Columbia, para a primeira viagem à Lua. Foi um grande sucesso e Neil Armstrong deixou seu legado na história como o primeiro homem a pisar na superfície do satélite natural.
Leia também:
- 7 eventos raros e deslumbrantes da Lua em 2023
- Entenda por que a órbita lunar estará congestionada nos próximos anos
- Tudo o que você precisa saber sobre os resorts de R$ 24 bilhões que imitam a Lua
A expedição fez parte de uma das etapas da corrida espacial onde a União Soviética e os Estados Unidos disputavam entre si novas descobertas do espaço. Na época, os Estados Unidos obteve um grande apoio político e financeiro para arcar com os custos tecnológicos e armamentistas que colocaram a missão em prática.
Conheça 8 curiosidades sobre a missão espacial Apollo 11:
-
Getty Images Memória RAM
Os computadores que estavam dentro da nave da Apollo 11 possuíam apenas 2kb de memória RAM, a quantidade é menor do que a capacidade de uma calculadora.
-
Getty Images Programação de computadores
Mariner 1, a primeira tentativa da agência espacial de enviar uma sonda robótica a Vênus, falhou na manhã de 22 de julho de 1962. Com apenas três minutos e meio de sua trajetória, o foguete Atlas-Agena ficou fora de curso e de controle, dirigindo-se para as rotas marítimas do Atlântico Norte.
-
Getty Images Os soviéticos tentaram superar a Apollo
A missão soviética Luna 15 era, supostamente, uma viagem de retorno de amostra lunar robótica, lançada em 13 de julho de 1969, cerca de três dias antes da missão Apollo 11.
-
Reprodução A poeira encontrada na Lua tinha um odor bizarro
Os astronautas comparavam a Lua ao deserto do oeste norte-americano com frequência, mas, independentemente do quão sedutora parecesse de longe, uma vez que os astronautas colocaram os pés nela, a poeira lunar se tornou tanto um incômodo quanto um perigo potencial, sobretudo dada a natureza delicada dos sistemas operacionais do módulo lunar.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução Tang, Teflon e Velcro nunca foram tecnologias propriamente da Nasa
O refresco em pó Tang foi criado em 1957 por William Mitchell, o mesmo homem que inventou a Cool Whip. Em 1962, quando o astronauta John Glenn realizou experimentos alimentares em órbita, a Nasa relatou que o Tang foi selecionado para o menu. Embora seja uma invenção da década de 1940, a Nasa diz que o Velcro foi usado durante as missões Apollo a fim de ancorar equipamentos, com o objetivo de aumentar a conveniência dos astronautas em situações de gravidade zero.
-
Reprodução Ida e volta até a Lua
No início de 1953, engenheiros do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) demonstraram uma tecnologia de ponta de navegação e orientação que se revelaria crucial tanto para esforços da Guerra Fria quanto para o programa Apollo da Nasa.
-
Getty Images 21 horas na Lua
A missão durou 8 dias até retornar ao planeta Terra no dia 24 de julho de 1969, no total foram 21 horas na superfície do satélite natural.
-
Getty Images 5º missão com tripulantes
Ao contrário do que a maioria pensa, a missão Apollo 11 não foi a primeira a levar tripulantes para a Lua, mas foi a primeira que conseguiu alcançar a superfície lunar. Antes desta expedição ocorreram a Apollo 1, lançada em 27 de janeiro de 1967; Apollo 7, em 11 de outubro de 1968; Apollo 8, em 21 de dezembro de 1968; e a Apollo 10, lançada em 18 de maio de 1969.
Memória RAM
Os computadores que estavam dentro da nave da Apollo 11 possuíam apenas 2kb de memória RAM, a quantidade é menor do que a capacidade de uma calculadora.