O Instagram lançou nesta quarta-feira (5) o Threads, uma nova rede social que, para muitos especialistas, surge para concorrer diretamente com o Twitter. De acordo com um post de Adam Mosseri, CEO do Instagram, a plataforma tem o objetivo de “construir um espaço civil e aberto para o diálogo”.
O Twitter e o Instagram são duas das redes sociais mais populares e amplamente utilizadas em todo o mundo, com 556 milhões e 2 bilhões de usuários, respectivamente. Embora tenham propósitos diferentes, ambos competem por atenção e engajamento dos usuários.
A associação direta entre a nova plataforma do Instagram e o Twitter se intensificou principalmente nos últimos dias, após o Twitter ter anunciado no sábado (1) os limites temporários de leitura para os usuários da plataforma. De acordo com a nova regra, as contas verificadas poderão, em breve, visualizar até 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600.
Veja abaixo 4 outras vezes em que o Instagram se inspirou em funcionalidades de concorrentes:
-
#1
Direct Message
2013
O Instagram adicionou seu recurso de mensagens diretas em 2013, inspirado no sucesso do Facebook Messenger. -
Instagram
22h -
#3
IGTV
2018
O recurso IGTV do Instagram, lançado em 2018, foi uma resposta direta ao YouTube, permitindo que os usuários compartilhassem vídeos mais longos na plataforma. -
#4
Reels
2020
Os Reels do Instagram foram criados como resposta ao sucesso do aplicativo TikTok. Os Reels permitem que os usuários criem vídeos curtos e envolventes com música e efeitos especiais.
#1
Direct Message
2013
O Instagram adicionou seu recurso de mensagens diretas em 2013, inspirado no sucesso do Facebook Messenger.
Leia também: