O declínio nas remessas globais de computadores pessoais desacelerou no segundo trimestre, com a Apple superando o desempenho do mercado com um salto de 51% graças à forte demanda por seu recém-lançado MacBook Air de 15 polegadas, mostraram dados da empresa de pesquisa Canalys.
O relatório se soma aos primeiros sinais de recuperação no setor, que tem apostado em uma nova rodada de atualizações de equipamentos por consumidores e empresas para se livrar da crise pós-pandemia.
A Canalys disse que o mercado mundial de PCs caiu 12% no segundo trimestre de 2023, uma queda muito menor do que as quedas de mais de 30% observadas nos dois trimestres anteriores, já que se beneficiou da forte demanda de volta às aulas.
“Há indícios de que muitos dos problemas que afetaram o setor estão começando a diminuir”, disse Ishan Dutt, principal analista da Canalys.
A Apple cresceu mais entre os principais fabricantes de PCs, com as remessas atingindo 6,8 milhões de unidades e sua participação de mercado expandindo para 11%, de 6,4% no ano anterior, à medida que os obstáculos da cadeia de suprimentos diminuíram e ela se beneficiou da demanda pelo novo MacBook Air.
A Lenovo, líder de mercado, registrou queda de 18,1% nos embarques, menor que a queda de 30,3% registrada no trimestre anterior. HP e Dell também tiveram quedas menores em comparação com o trimestre anterior.
“Os níveis de estoque reduziram ainda mais no segundo trimestre”, disse Kieren Jessop, analista de pesquisa da Canalys. “Todos os segmentos de clientes devem melhorar sequencialmente até o final de 2023, em meio a um impulso final de correções de estoque e sazonalidade mais forte na segunda metade do ano.”
Ainda assim, a Canalys disse que espera que as remessas de 2023 sejam menores do que as de 2022, à medida que os consumidores priorizam os gastos com itens essenciais diante da alta inflação e do aumento das taxas de juros.