A indústria de carros elétricos anda agitada nos últimos dias. A Tesla registrou, nesta segunda-feira (3), recorde de vendas no segundo trimestre. A chinesa BYD, que está entrando no mercado brasileiro, também chegou a números históricos. A empresa de Elon Musk vendeu 466.140 modelos em todo o mundo, superando, inclusive, as expectativas dos analistas e investidores. Já a BYD comercializou 700.244 veículos, a melhor marca desde que a empresa foi criada, em 2003.
Na semana passada, a BYD trouxe ao Brasil o BYD Dolphin, modelo 100% elétrico, cujo lançamento contou com a agência Bullet, que criou uma operação in house para atender especialmente ao cliente. Nesta terça-feira (4), a BYD anunciou a inauguração de uma fábrica em Camaçari, na Bahia. Desde o dia do lançamento, já foram vendidos mais de mil unidades do Dolphin no Brasil.
Confira as 5 principais tecnologias embarcadas em um carro elétrico:
-
Reprodução/Forbes #1
Motor elétrico
O motor elétrico é a tecnologia primordial em um carro elétrico. Ele substitui o motor de combustão interna tradicional, convertendo a energia elétrica armazenada nas baterias em energia mecânica para movimentar o veículo. O motor elétrico é mais eficiente e possui menos peças móveis, o que resulta em menor desgaste mecânico e maior durabilidade. -
Foto: Divulgação #2
Bateria de íons de lítio
A bateria de íons de lítio é responsável por armazenar a energia elétrica que alimenta o motor elétrico do carro. Essa tecnologia é amplamente utilizada em carros elétricos devido à sua alta densidade de energia, permitindo percorrer longas distâncias com uma única carga. Além disso, as baterias de íons de lítio possuem menor tempo de recarga e têm uma vida útil mais longa se comparadas a outras tecnologias de baterias. -
Foto: Reuters #3
Regeneração de energia
A regeneração de energia é uma tecnologia que permite ao carro elétrico recuperar parte da energia cinética gerada durante a frenagem ou desaceleração do veículo. Esse sistema converte a energia cinética em energia elétrica, que é então armazenada nas baterias para uso posterior. A regeneração de energia aumenta a eficiência do carro elétrico, reduzindo o consumo de energia e estendendo a autonomia do veículo. -
Divulgação #4
Carregadores rápidos
Os carregadores rápidos são uma tecnologia importante para os carros elétricos, permitindo carregar as baterias do veículo em um tempo reduzido. Esses carregadores utilizam correntes elétricas mais elevadas do que os carregadores residenciais convencionais, proporcionando uma carga rápida e conveniente. A existência de uma infraestrutura de carregamento rápido é fundamental para a popularização dos carros elétricos, garantindo que os proprietários possam recarregar seus veículos em viagens ou em locais públicos. -
Anúncio publicitário -
#5
Sistemas de gestão de energia
Os sistemas de gestão de energia são responsáveis por otimizar o uso de energia por meio de uma série de sensores e sistemas integrados que fazem dos carros elétricos também inteligentes.
#1
Motor elétrico
O motor elétrico é a tecnologia primordial em um carro elétrico. Ele substitui o motor de combustão interna tradicional, convertendo a energia elétrica armazenada nas baterias em energia mecânica para movimentar o veículo. O motor elétrico é mais eficiente e possui menos peças móveis, o que resulta em menor desgaste mecânico e maior durabilidade.
“Somos orgulhosamente o primeiro fabricante a deixar de produzir carros a combustão e lideramos há nove anos o mercado de elétricos na China. Superamos a incrível marca de quatro milhões de veículos vendidos a essa nova energia” diz Stella Li, CEO da BYD Américas e Vice-Presidente Executiva da empresa.
Leia também
- Volvo lança o C40 e espera portfólio 100% elétrico até 2030
- CEO da Volvo fala sobre transição para carros elétricos na América Latina
No início de junho, a Volvo anunciou, em Milão, o EX30, modelo de entrada da marca que deve chegar ao Brasil em 2024 e pretende ser um ponto de virada para os carros elétricos premium no país. “O EX30 totalmente elétrico pode ser nosso menor SUV, mas representa um grande negócio para a Volvo como empresa e para nossos clientes. Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico”, explicou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
Galeria de fotos: