Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / CEO da Volvo fala sobre transição para carros elétricos na América Latina

CEO da Volvo fala sobre transição para carros elétricos na América Latina

Luis Rezende destaca o compromisso da marca em ter um portfólio 100% eletrificado até 2030

Luiz Gustavo Pacete
22/03/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Divulgação

Luis Rezende, presidente da Volvo Cars América Latina: “Temos um compromisso como companhia, assumido durante a COP26, de reduzir a emissão de carbono até 2040 e deixar nosso portfólio global 100% elétrico até 2030″

Desde o ano passado, a Volvo assumiu compromissos ambientais que foram formalizados durante a COP26. Um deles reflete um portfólio 100% elétrico até 2030 e influencia diretamente as operações da companhia nos países latinos. De acordo com Luis Rezende, presidente da Volvo Cars América Latina, o mercado brasileiro já é visto por sua matriz, na Suécia, como um exemplo a ser seguido.

Luis reforça que a meta de eletrificação da empresa é factível e ainda mais real com a chegada do C40 Recharge. O primeiro modelo totalmente elétrico da Volvo foi lançado no México, em 17 de março. Presente na capital mexicana para o evento, Luis conversou com a Forbes Brasil sobre o que esse movimento representa para o Brasil e destacou as metas assumidas pela empresa em tornar-se integralmente elétrica.

LEIA TAMBÉM: Volvo lança o C40 e espera portfólio 100% elétrico até 2030

“Temos um compromisso como companhia, assumido durante a COP26, de reduzir a emissão de carbono até 2040 e deixar nosso portfólio global 100% elétrico até 2030. Isso reforça que precisamos de velocidade na transição da mobilidade à combustão para a elétrica.”, diz Luis.

A chegada do C40 Recharge ao mercado ocorre em um momento de alta nas vendas. De todos os automóveis comercializados no país no ano passado, 2851 são 100% elétricos. Esse montante representa um crescimento de mais de 250% em relação aos 801 elétricos vendidos em 2020. Em 2021, a Volvo vendeu 8,2 mil carros sendo que, do total, apenas 7,8% eram 100% elétricos. Para 2022, a previsão é que 43% das vendas sejam de modelos eletrificados.

Forbes Brasil: A Volvo viveu um momento de redefinição de estratégia para a América Latina recente, o que ele representou e como se deram as conversas com a matriz?
Luis Rezende: Um dos principais argumentos que tivemos com a matriz foi abandonar a ideia de que o governo seria responsável por suportar o avanço da mobilidade elétrica no Brasil. Os europeus entendem muito bem de impostos e a realidade de infraestrutura elétrica vinda de iniciativas governamentais que ocorrem lá fora não podem servir de exemplos aqui. Eu disse a eles, não quero que o governo se envolva nisso. Falta educação, segurança. Existem outras prioridades e se a intenção é vender mais carros elétricos, temos que buscar iniciativas privadas. Ou então estaremos fora da América Latina.

FB: Existe espaço para que, neste novo contexto da indústria automobilística, baseada em tecnologia, a América do Sul volte a ser relevante como no passado?
L: Sejamos honestos, a América do Sul tem reservas de lítio e cobalto. A gente consegue sim ter autossuficiência em bateria. Só precisamos focar em discussões maiores, ao invés de ficar nas pequenas que não nos levam a lugar nenhum. Não faz sentido manter fábricas ou lançamentos que não serão mais sustentáveis em alguns anos.

Divulgação

Apresentado na Cidade do México, na semana passada, o C40 Recharge custará R$ 419,9 mil no Brasil

FB: O que representa o lançamento do C40 Recharge no atual contexto da Volvo no Brasil e como ficará seu portfólio a partir de agora?
L: Na América Latina, a Volvo já tem 65% do portfólio de produtos eletrificados. Considerando, inclusive, que o Brasil é estratégico neste sentido, estamos junto com Noruega quando o assunto é velocidade da transição de veículos à combustão para eletrificados. A meta global da empresa é chegar a 2025 com 50% das vendas totalmente elétricas no mundo. No Brasil, atingiremos 43% em 2030. É por isso que é muito importante não ter sobreposições em relação à estrutura. Se a BMW quiser fazer o corredor Norte-Sul, tudo bem, eu faço o Leste-Oeste. Não vou brigar diretamente porque essa não é minha intenção, meu objetivo não é vender energia, mas possibilitar a democratização de uma tecnologia para que eu venda meus produtos.

LEIA TAMBÉM: Carros elétricos no Brasil: pontos de recarga das principais marcas

FB: Dado o desafio de acelerar a infraestrutura elétrica no Brasil fala-se muito em colaboração entre empresas, como a Volvo enxerga esse movimento?
Luis: Não tenho nenhuma colaboração nem com Audi, BMW ou qualquer outra empresa. Fizemos, inclusive, uma campanha agradecendo os clientes de outras marcas por utilizarem os pontos de recarga da Volvo. Não quero e não acho que é hora de abrir concorrências. Se a BMW instalou pontos de recarga no trecho São Paulo – Rio pela Dutra, eu vou focar na Ayrton Senna. Não há também por que concorrer. Claro que isso pode mudar a partir do momento em que alguma empresa privada queira colocar tudo sob o mesmo guarda-chuva, mas neste momento, diante do ritmo de crescimento que estabelecemos, precisamos de uma agenda veloz.

FB: Qual o maior desafio para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil?
Luis: A meu ver o que trava o avanço são as discussões pequenas. Por que ainda estamos falando de empresas apostando em híbrido se em suas matrizes a conversa é sobre modelos elétricos? Por que não assumir, de vez, que já não faz mais sentido investir em fábricas focadas a combustão? Quando focarmos no desenvolvimento do ecossistema e pararmos de perde tempo com essas coisas, de fato, veremos o Brasil mostrar todo o seu potencial em mobilidade elétrica.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • automóveis
  • carros elétricos
  • mobilidade elétrica
  • Tecnologia
  • Volvo

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • GTA

    Take-Two Prevê Receita do Ano Abaixo do Esperado após Atraso em “GTA VI”

  • Foto da Fachada de uma das sedes do Google

    Google Atinge 150 Milhões de Usuários para Serviço de Assinatura com Ajuda de IA

  • Unidade frigorífica da Marfrig em Promissão, São Paulo

    Marfrig Vai Incorporar BRF, Formando MBRF, com Receita de R$ 152 Bilhões

  • ABPA Diz Que Caso de Gripe Aviária Confirmado no Brasil “É Pontual”

  • Foto de um celular com o aplicativo do ChatGPT na App Store

    O Que Levou o ChatGPT a Entrar no Ranking de Marcas Mais Valiosas do Mundo?

  • Saiba o Que É a Gripe Aviária e o Que Ela Pode Provocar nas Granjas e em Humanos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.