O metaverso é, indiscutivelmente, a próxima geração da internet, alterando para sempre a forma como experimentamos a vida online. Não acredita em mim? Acha que o metaverso é um pouco superestimado? Ou talvez você esteja entediado com o hype. Permita-me convencê-lo da importância do conceito e das tecnologias relacionadas.
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O que é o metaverso?
O metaverso tem tudo a ver com mundos virtuais persistentes e compartilhados – espaços digitais imersivos onde podemos trabalhar, brincar, socializar, fazer compras, aprender, fazer exercícios e muito mais. Mark Zuckerberg uma vez descreveu o metaverso como estando dentro da internet, em vez de apenas olhando para ele através de uma tela, e acho que é uma descrição bastante perfeita.
O universo de Fortnite nos dá um vislumbre de como o metaverso funcionará. No jogo, os usuários não estão lá apenas para jogar; eles compram roupas e produtos para seus personagens digitais, saem com os amigos e até vão a shows virtuais (superestrelas como Ariana Grande já se apresentaram no Fortnite). No futuro, empresas de mídia social, marcas, instituições de ensino e empregadores irão operar seus próprios mundos virtuais, onde as pessoas poderão desfrutar de uma experiência online mais envolvente.
Crucialmente, o metaverso irá – pelo menos em teoria – unir esses mundos díspares em uma experiência persistente e conectada, onde você pode se mover facilmente entre plataformas e experiências, levando seu avatar digital pessoal, preferências e criptomoedas com você. Pense no mundo virtual imersivo retratado no filme Jogador Número Um e você está no caminho certo.
Vamos explorar por que você deve se preocupar com o metaverso em 5 argumentos:
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Getty Images Mais e mais da vida cotidiana acontecerá no metaverso
No metaverso, seremos capazes de fazer tudo o que fazemos no mundo físico (e muito mais). Poderemos trabalhar remotamente enquanto nos sentimos na mesma sala com os colegas. Seremos capazes de socializar com amigos e familiares do outro lado do globo de uma forma mais envolvente do que chamadas de Zoom ou bate-papos de mídia social. Desfrutaremos de uma melhor experiência de compra online, visualizando os produtos em 3D em vez de em uma tela plana. Os jogos serão mais realistas do que nunca. Mais shows acontecerão em espaços virtuais. Os alunos que aprendem remotamente se sentirão como se estivessem na sala de aula com o professor. Você entendeu – à medida que o metaverso evolui, cada vez mais nossas vidas cotidianas ocorrerão em mundos virtuais compartilhados.
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Getty Images O metaverso pode acabar sendo maior que o mundo real
Tenha paciência comigo porque esta é uma grande reivindicação. Mas já temos cidades como Dubai trabalhando na criação de réplicas digitais de lugares do mundo real para o metaverso – gêmeos digitais, se preferir. Além disso, teremos empresas de mídia social, marcas, empregadores e escolas operando seus próprios mundos virtuais – lugares virtuais que talvez não existam no mundo real. Junte tudo isso e não é exagero sugerir que o metaverso acabará sendo maior que o mundo real. Não vai acontecer da noite para o dia, mas eventualmente. É absolutamente possível.
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Getty Images O metaverso influenciará o mundo físico ao nosso redor
O metaverso será como estar dentro da internet, mas também trará a internet e os elementos digitais para o mundo real. Em outras palavras, mudará a forma como nos movemos e interagimos com o mundo real e físico ao nosso redor. Entre em uma loja física, por exemplo, e os espelhos de realidade aumentada permitirão que você “experimente” roupas digitalmente e veja – de maneira realista – como essas roupas ficarão em você sem que você precise se despir. Esse tipo de coisa já está acontecendo – considere como você pode colocar digitalmente itens de mobília em seu quarto usando o aplicativo IKEA e veja como ficaria na vida real antes de comprar. Isso é um gostinho do que está por vir.
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Getty Images O metaverso transformará os negócios
Não se engane, o metaverso é onde as marcas vão se conectar com seus públicos. Já estamos vendo isso acontecer, com marcas como Nike e Vans criando seus próprios mundos virtuais. A Vans, por exemplo, montou um skatepark virtual na plataforma de jogos Roblox. O Mcdonald’s está, de acordo com as patentes registradas, se preparando para criar restaurantes virtuais onde as pessoas podem sair e pedir comida para ser entregue em sua casa (do mundo real). Claramente, o metaverso oferece muito potencial para as marcas se conectarem com seu público, aumentarem o engajamento da marca, venderem produtos e encontrarem novas oportunidades de publicidade. Veremos ainda mais marcas criando produtos apenas digitais que existem puramente no metaverso (pense em carros, casas, roupas e móveis de design digitais).
E em termos de operações internas de negócios, os funcionários poderão trabalhar e treinar no metaverso, em espaços virtuais de coworking ou réplicas digitais de escritórios do mundo real. E, claro, haverá novas formas de colaborar em projetos virtualmente em tempo real.
Lembro que no início dos anos 2000, até mesmo algumas grandes marcas diziam que não precisavam de uma presença na mídia social, e agora todas as empresas – grandes e pequenas – estão nas mídias sociais. Eu realmente acredito que o mesmo vai acontecer com o metaverso. Isso, se nada mais, é o motivo pelo qual todos devem se preocupar com o metaverso.
Mais e mais da vida cotidiana acontecerá no metaverso
No metaverso, seremos capazes de fazer tudo o que fazemos no mundo físico (e muito mais). Poderemos trabalhar remotamente enquanto nos sentimos na mesma sala com os colegas. Seremos capazes de socializar com amigos e familiares do outro lado do globo de uma forma mais envolvente do que chamadas de Zoom ou bate-papos de mídia social. Desfrutaremos de uma melhor experiência de compra online, visualizando os produtos em 3D em vez de em uma tela plana. Os jogos serão mais realistas do que nunca. Mais shows acontecerão em espaços virtuais. Os alunos que aprendem remotamente se sentirão como se estivessem na sala de aula com o professor. Você entendeu – à medida que o metaverso evolui, cada vez mais nossas vidas cotidianas ocorrerão em mundos virtuais compartilhados.
*Bernard Marr é um autor best-seller internacional, palestrante popular, futurista e consultor estratégico de negócios e tecnologia para governos e empresas.
(traduzido por Andressa Barbosa)