O iOS 16 e o iPadOS 16 tiveram um começo difícil , com os usuários do iPhone 14 e 14 Pro particularmente atingidos. As atualizações subsequentes fizeram muito para corrigir isso, mas agora a Apple confirmou outro problema significativo que afeta todos os proprietários de iPad e iPhone.
Falando ao The Wall Street Journal, a empresa reconheceu um bug em andamento que afeta seu recurso Screen Time, uma ferramenta de controle dos pais em iPhones e iPads, que permite que as crianças contornem os limites de tempo e acessem conteúdo potencialmente inseguro sem seu conhecimento.
Os 5 iPhones da Apple que não caíram no gosto do público:
-
#1
iPhone 5c
O iPhone 5c foi lançado em 2013 e representou uma tentativa da Apple de criar um modelo mais acessível. No entanto, ele foi criticado por seu design de plástico e falta de recursos inovadores sendo o menos vendido da história com apenas 30 milhões de unidades. -
#2
iPhone 12 Mini
O iPhone 12 mini foi lançado em 2020 e é o primeiro iPhone com tela menor de 6 polegadas desde o iPhone 8. Foi elogiado por seu design compacto e longa duração da bateria. No entanto, o iPhone 12 mini foi criticado por seu preço alto e falta de suporte para 5G. Foi o segundo menos vendido da história da Apple, com apenas 40 milhões de unidades. -
#3
iPhone XR
O iPhone XR foi lançado em 2018 e um dos mais populares da história. No entanto, o iPhone XR foi criticado por sua tela LCD de baixa resolução e sua falta de Face ID. Foi o terceiro menos vendido da história da Apple, com apenas 50 milhões de unidades. -
#4
iPhone 8
O iPhone 8 foi lançado em 2017 e um dos iPhones mais esperados da história da Apple. No entanto, o iPhone 8 foi criticado por seu design semelhante ao do iPhone 7 e sua falta de recursos inovadores. O iPhone 8 foi o quarto iPhone menos vendido da história da Apple, com apenas 60 milhões de unidades vendidas. -
Anúncio publicitário -
#5
iPhone 8 Plus
O iPhone 8 Plus foi lançado em 2017 e foi uma versão maior do iPhone 8. O iPhone 8 Plus foi elogiado por sua tela maior e sua câmera dupla. No entanto, o iPhone 8 Plus foi criticado por seu preço alto e sua falta de recursos inovadores. O iPhone 8 Plus foi o quinto iPhone menos vendido da história da Apple, com apenas 70 milhões de unidades vendidas.
#1
iPhone 5c
O iPhone 5c foi lançado em 2013 e representou uma tentativa da Apple de criar um modelo mais acessível. No entanto, ele foi criticado por seu design de plástico e falta de recursos inovadores sendo o menos vendido da história com apenas 30 milhões de unidades.
“Estamos cientes de que alguns usuários podem estar enfrentando um problema em que as configurações de tempo de tela são redefinidas inesperadamente. Levamos esses relatórios muito a sério e continuaremos fazendo atualizações para melhorar a situação”, disse um porta-voz da Apple.
O Screen Time permite que os pais gerenciem remotamente o iPad ou iPhone de seus filhos, definindo restrições de uso do dispositivo durante horários específicos, implementando limites de tempo para aplicativos e bloqueando conteúdo impróprio. O bug faz com que os limites de tempo e as restrições de conteúdo sejam redefinidos ou não sejam sincronizados em todos os dispositivos em um grupo de Compartilhamento Familiar.
A Apple abordou anteriormente um problema de configurações de tempo de tela na atualização do iOS 16.5 de maio. No entanto, a correção claramente não funcionou e há vários relatos de pais em fóruns e mídias sociais que ainda encontram o problema em iPhones e iPads executando as versões iOS 16.6/iPadOS 16.6 e até mesmo os betas públicos iOS 17/iPadOS 17.
O Screen Time foi introduzido em 2018 como parte do iOS 12, fornecendo aos pais uma solução nativa para controles que anteriormente exigiam aplicativos de terceiros. Desde então, o recurso se tornou uma ferramenta crítica para as famílias gerenciarem e monitorarem os hábitos de tempo de tela.
Leia também:
- Saiba qual marca deixou a Apple para trás nas buscas neste 1º semestre
- Por que a Apple atrasaria o lançamento do iPhone 15?
- Muito além do Vision Pro: veja os principais lançamentos da Apple desde 2001
A Apple não forneceu um cronograma para a correção do Screen Time, mas com o iOS 17 perdendo o suporte para o iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPad de 5ª geração e iPad Pro de primeira geração, ele realmente deve chegar ao iOS 16. O iOS 17 será lançado no próximo mês e o tempo está passando.
Recentemente surgiram mais detalhes sobre o bug do tempo de tela, bem como as etapas que você pode seguir para minimizar seu impacto.
Talvez a descoberta mais surpreendente seja que esse bug foi descoberto pela primeira vez em outubro de 2022 e pode ser rastreado em uma postagem no fórum das Comunidades da Apple. Na época, mais de 2.500 usuários confirmaram que estavam sofrendo com o problema, o que faz com que as restrições de tempo de tela sejam redefinidas. O usuário explica:
“Usei o tempo de tela com os meus filhos para limitar o tempo em determinados aplicativos. Funcionou bem por anos, mas agora vou definir os limites e eles desapareceram repentinamente depois de um dia ou até menos. Outras configurações também são apagadas, incluindo tempo de inatividade e restrições de conteúdo. Alterei a senha e as crianças juram que não tentaram alterar nenhuma configuração. Este problema começou há cerca de dois meses.”
Os usuários também encontraram uma solução parcial até que a Apple libere uma correção: defina suas configurações de tempo de tela individualmente em cada dispositivo e não use a sincronização entre dispositivos. Vários usuários relatam que isso é mais confiável e sugere fortemente que o bug decorre de um problema de sincronização do iCloud, e não do próprio Screen Time.
*Gordon Kelly é jornalista que fala sobre tecnologia.
(traduzido por Andressa Barbosa)