Quando a Apple lançou o primeiro iPhone SE, ele parecia idêntico a um telefone anterior, o iPhone 5s, mas tinha um processador idêntico aos iPhones mais recentes disponíveis na época.
Leia também:
- Por que o iPhone 15 será o mais vendido da Apple?
- O chip mais poderoso do mundo e outras novidades do iPhone 15
- Saiba quais são os 7 iPhones mais vendidos na história da Apple
Isso significava que ele tinha um desempenho real, mas era muito mais acessível do que outros iPhones. Esse processo foi seguido para os modelos iPhone SE de segunda e terceira geração, ambos modelados no iPhone 7. Mas agora parece que a Apple pode virar o modelo SE de cabeça para baixo. No entanto, como veremos, há um problema: não é para daqui a muito tempo.
Um novo vazamento do tweeter Unknownz21 diz que o próximo iPhone SE, o modelo de quarta geração – apelidado de iPhone SE 4 – será o primeiro com Face ID. Isso, por sua vez, significa o fim do Touch ID na frente de qualquer iPhone, já que é baseado em um modelo muito mais recente que o iPhone 7: o iPhone 14. Isso é algo grande, já que o SE já foi baseado em um chassi menos recente que este.
Mas essa não é a maior ruptura com a tradição, se o boato estiver certo. Diz-se que esse telefone terá USB-C em vez de Lightning, incluirá o botão de ação que deverá substituir o botão de mudo a partir do iPhone 15 Pro e terá apenas uma câmera traseira.
Esta será a primeira vez que a Apple mexerá no design de um iPhone anterior para criar um modelo SE. A mudança para USB-C não é muito surpreendente, pois as regras da União Europeia exigirão isso no momento em que o telefone previsto for lançado.
Mas adicionar um novo recurso de hardware, ou seja, o botão de ação, a um design existente é inédito, assim como a perspectiva de um downgrade, como a remoção de uma câmera traseira. Isso é o que eu acho mais surpreendente. A Apple se orgulha de ter um design clássico e adicionar um processador atual super-rápido, mas disponibilizá-lo a um preço mais baixo. Nunca reduziu a capacidade de um telefone anterior no processo. Na verdade, pode-se dizer que o mesmo se aplica ao Apple Watch SE, que em sua manifestação atual é uma cópia inoperante do Apple Watch 6.
Não estou dizendo que o vazamento está errado, apenas que leva a linha SE a uma direção totalmente nova. A ideia do próximo SE parecido com o iPhone 14 já havia sido sugerida por outros analistas, como Ming-Chi Kuo da TFI Securities.
Em um tweet mais recente, Unknownz21 aponta que, se você puder colocar o botão de ação no próximo iPhone SE, provavelmente poderá colocá-lo no iPhone 15, em vez de reservá-lo para o iPhone 15 Pro. Eles dizem: “O que é interessante sobre isso é se eles vão basicamente adaptar um botão de ação em uma caixa D27 modificada, quase certamente seria possível implementar o recurso no modelo básico do iPhone 15. Tenho certeza de que foi deixado de fora deliberadamente para aumentar as vendas do modelo Pro.”
Nós vamos descobrir, embora não por um tempo. O iPhone SE 4 não é esperado antes da próxima primavera, no mínimo, e pode demorar até 2025 para chegar, o que é um grande problema.
*David Phelan escreve sobre tecnologia há duas décadas e suas áreas de especialidade são tecnologia vestível, câmeras, entretenimento doméstico e tecnologia móvel.
(traduzido por Andressa Barbosa)