O YouTube Brandcast 2023, principal evento da plataforma de vídeos do Google no Brasil, que ocorreu na terça-feira, 29, no Allianz Parque, trouxe, dentre vários anúncios, a continuidade da estratégia da empresa para transmissões esportivas.
Após o recorde de audiência de 5,9 milhões de visualizações simultâneas durante a transmissão de Brasil x Coreia do Sul, pela CazéTV, na Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, o YouTube se propõe, agora, a continuar ampliando o acesso da audiência a jogos exclusivos, para isso, anunciou a expansão de sua estratégia para a transmissão de esportes e oficializou o acordo para transmitir o Paulistão 2024 com jogos exclusivos e mantendo a parceria com o streamer Casimiro.
8 influenciadores brasileiros que estão com tudo no Threads:
-
Ronaldo Assis Moreira
2,6 milhões -
Reprodução/@anitta Anitta
2,3 milhões -
Virginia Fonseca
2 milhões -
Maisa
1,2 milhão -
Anúncio publicitário -
Tatá Werneck
1,2 milhão -
Ali Karakas Larissa Manoela
1 milhão -
Casemiro
652 mil seguidores -
Fábio Porchat
474 mil seguidores
Ronaldo Assis Moreira
2,6 milhões
Segundo Eduardo Brandini, head de TV e cinema, esportes, notícias e cidadania no YouTube, “o contrato com a Federação Paulista de Futebol (FPF) estabelece ao YouTube 16 jogos, sendo 14 exclusivos. Desde a fase de grupos até a semifinal, um jogo por semana será exclusivo no YouTube — incluindo dois grandes clássicos”, conta Brandini, sem revelar o valor investido.
Patricia Muratori, diretora-executiva do YouTube para a América Latina, reitera a importância do projeto. “A gente nunca teve a intenção de trazer somente os 90 minutos do jogo para dentro do YouTube. O objetivo era conseguir trazer esses 90 minutos de um jeito único, que se comunica com a audiência e faz sentido para quem cria e para quem consome”.
Leia também:
- Lucas Rangel aposta na Creator Economy e fatura R$ 35 milhões
- Os desafios da creator economy, segundo o CEO da Black Influence
- Bugs no Instagram geram alerta e reforçam desafios da creator economy
Brandini complementa: “as marcas precisam de atenção e retenção. Antes, o intervalo de 15 minutos entre os tempos do jogo era o momento em que o público saía da frente da televisão. Agora, durante a jornada dos 90 minutos, as marcas fazem parte do conteúdo, conseguindo gerar conexão e atenção”.
2023, um ano de resultados
No mesmo evento, o YouTube divulgou os números recentes da plataforma que, com 120 milhões de usuários no Brasil, se posiciona como o “maior ecossistema de vídeo no país”, segundo avaliação feita pela Comscore. E, de acordo com estudo da consultoria Kantar IBOPE Media, as TVs conectadas já estão presentes em 59% dos domicílios no Brasil, o que colabora para o posicionamento da marca que “pretende ser o principal meio de consumo de esporte dos brasileiros”.
Além disso, um levantamento feito pela Offerwise com 1.000 usuários, revelou que 80% dos consumidores da plataforma acreditam que o YouTube está “reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido” e 81% concordam que a plataforma “permite que você assista esportes de uma forma mais divertida”.