A nova biografia de Elon Musk, escrita por Walter Isaacson, foi lançada no Brasil no dia 15 de setembro. O livro, que já é um best-seller nos Estados Unidos, revela detalhes da vida pessoal e profissional do bilionário.
Isaacson, que também escreveu biografias de Steve Jobs e Albert Einstein, trabalhou com uma grande quantidade de material inédito para escrever o livro. Ele entrevistou Musk e pessoas próximas a ele e teve acesso a documentos pessoais e corporativos, além de ter acompanhado o executivo por três anos.
Leia também
- 9 lições de liderança para aprender com o que Elon Musk já fez e disse sobre IA
- Como Elon Musk se tornou a pessoa mais rica do mundo
A biografia mostra que Musk é um homem complexo e contraditório. Como o próprio autor diz “um visionário que está mudando o mundo, mas também é um homem de temperamento difícil e que às vezes toma decisões questionáveis”.
O livro revela que Musk teve uma infância difícil na África do Sul. “Ele era um menino solitário e constantemente intimidado pelos colegas. Essas experiências marcaram sua personalidade e contribuíram para seu senso de urgência e determinação”, destaca Isaacson.
Conheça 4 curiosidades sobre Elon Musk que são destaques no livro de Walter Isaacson:
-
Getty Images #1
Mudanças dramáticas de humor
Isaacson relata que Musk altera seu humor diversas vezes ao dia e de maneira muito intensa. “Às vezes você o encontra no modo engenheiro, que é muito divertido e muito focado no trabalho. Em outros momentos, ele está no modo bobão, com um humor juvenil, ou no modo raivoso, ou até no modo demônio sombrio”, disse o autor em entrevistas. -
Chesnot/Guettyimages #2
Elon Musk foi expulso da escola aos 17 anos
Ele se mudou para o Canadá para escapar da obrigação de servir no exército sul-africano, e se matriculou em um colégio comunitário em Ontário. Ele foi expulso por falta de assiduidade, mas conseguiu se transferir para a Universidade de Queen’s, onde se formou em física e economia. -
#3
Musk é um grande fã de anime
Ele já disse que seu anime favorito é “Akira”. -
#4
Às vezes engenheiro, às vezes demônio
Isaacson mostra no livro o que ele chama de lado sombrio de Elon Musk, o “modo demônio”. Ele disse em entrevistas recentes que, em vários momentos, Musk se transforma e chega, muitas vezes, a maltratar funcionários e parceiros.
#1
Mudanças dramáticas de humor
Isaacson relata que Musk altera seu humor diversas vezes ao dia e de maneira muito intensa. “Às vezes você o encontra no modo engenheiro, que é muito divertido e muito focado no trabalho. Em outros momentos, ele está no modo bobão, com um humor juvenil, ou no modo raivoso, ou até no modo demônio sombrio”, disse o autor em entrevistas.
Musk começou a construir seu império empresarial aos 20 anos. Fundou a Zip2, uma empresa de software de mapas e diretórios online, que foi vendida para a Compaq por US$ 307 milhões em 1999.
Com o dinheiro da venda da Zip2, fundou a X.com, uma empresa de serviços financeiros online. A X.com se fundiu com a Confinity em 2000 para formar o PayPal, que foi vendido para o eBay por US$ 1,5 bilhão em 2002.
Leia também:
- Elon Musk que se cuide: interesse chinês pelo Brasil acelera o Vale do Lítio
- Twitter restabelece conta de Kanye West após oito meses de suspensão
- E se Elon Musk tivesse lançado uma rede social do zero?
No mesmo ano, Musk fundou a SpaceX, uma empresa de foguetes e exploração espacial. A SpaceX desenvolveu o Falcon 1, o primeiro foguete de combustível líquido comercial a ser lançado com sucesso do solo dos Estados Unidos. A empresa também criou o Falcon 9, um foguete que é usado para transportar satélites e cargas para a órbita terrestre.
Em entrevistas recentes de divulgação de seu novo livro, Isaacson chegou a dizer que Elon Musk se comporta “ora como engenheiro, ora como demônio”, ressaltando suas atitudes e comportamentos polêmicos.