A queda de usuários e interesse pelo Threads, rede social da Meta que concorre com o X (ex-Twitter), no Brasil e no mundo, podem ser explicados pela falta de adesão do público ou pela disponibilização abrupta da plataforma, que aconteceu enquanto Elon Musk, dono do X, estava sofrendo duras críticas de especialistas e usuários por suas decisões polêmicas — como o limite de tuites disponíveis para leitura.
A rede que conquistou números impressionantes em sua estreia, como o recorde de 10 milhões de usuários em sete horas, agora passa por um momento de desafios. De acordo com dados levantados pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, dentre os 21% dos usuários brasileiros que fizeram cadastro no Threads, apenas 8% ainda a utilizam. No final de julho, uma análise feita pelo site Sensor Tower contabilizou oito milhões de usuários, uma queda de 82% desde seu lançamento.
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“Para uma novidade se manter, hoje, ela precisa trazer algo efetivamente inovador ou gerar uma facilidade ao usuário. Num primeiro momento a rede forneceu o que parecia uma facilidade de uso que partia da base das outras redes já existentes, mas só isso não bastou para que as pessoas permanecessem, até porque os usuários ativos do maior concorrente possuem perfil distinto do usuário das redes da Meta”, afirma Ligia Mello, fundadora da Hibou.
Ainda de acordo com Ligia, “quanto a fatores acredito que eles não validaram o formato, que aqui é outro, e sua dinâmica também, e com isso as pessoas que entraram acabaram vendo que não era compatível com a rotina delas, deixando a nova rede de lado. E jamais pode-se deixar de lado os fatores de comportamento: as pessoas estão cansadas. Com mais do mesmo, elas ficam onde estão, pois é um ambiente já conhecido. Para aderir ao novo, especialmente numa rede social, é preciso que a entrega realmente gere mudanças, como foi o TikTok, por exemplo.”
A pesquisa considerou o período de 9 a 12 de agosto de 2023 em todas as regiões do Brasil.
8 motivos que fizeram os brasileiros se desanimarem com o Threads:
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Getty Images 29%
Não gostei de como funciona -
Getty Images 24%
Muito parecido com o Twitter -
20%
Não entendi como funciona -
20%
Não quero ter mais uma rede social -
Anúncio publicitário -
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, ao lado de um celular com o logo da rede social "Threads" 19%
Não tem pessoas que eu gostaria de seguir -
16%
Não gostei da ideia do app -
15%
Não gostei do Conteúdo -
3%
Não quero que familiares vejam o que eu posto
29%
Não gostei de como funciona
Embora o esfriamento do entusiasmo em relação ao site, o próprio Zuckerberg não acredita que o Threads seja um fracasso. “O Threads mostrou um crescimento sem precedentes. Neste momento, nosso objetivo é reter e melhor os aspectos básicos da plataforma. Posterior a essa fase, o esforço será em crescer a comunidade e aí sim pensar em escala”, disse o CEO da Meta na última teleconferência de resultados da empresa.