Proporcionar uma boa experiência ao consumidor é uma premissa que toda empresa que busca ser bem-sucedida deve cumprir. O mais recente estudo CX Trends da Zendesk apontou que 74% dos brasileiros consideram o atendimento mais importante do que a qualidade do produto e o preço. Atualmente existem tecnologias para apoiar as organizações em todas as etapas da jornada do cliente e atingir suas expectativas cada vez mais altas.
Os consumidores querem ser ouvidos, obter respostas rápidas e personalizadas. Tudo isso sem burocracia e, de preferência, pelo WhatsApp. E é aí que a Inteligência Artificial (IA) pode assumir um papel revolucionário.
A IA tem o potencial de permitir que as empresas automatizem processos, aliviem a pressão sobre os agentes de atendimento e obtenham insights valiosos a partir de dados, enquanto aprimoram as interações com os clientes.
O equilíbrio entre automação e empatia humana é crucial na implantação da IA pelas empresas, já que os consumidores aceitam ser atendidos por um bot para resolver problemas simples, mas preferem falar com um humano quando o tema é mais sensível.
É importante reconhecer que as expectativas dos clientes variam entre gerações. A preferência por interações impessoais e aceleradas dos mais jovens não será a dos consumidores mais experientes. Por isso, a implementação da IA deve obedecer às necessidades reais das diferentes gerações.
Os líderes empresariais devem considerar como a IA será um ponto de virada no negócio. Por otimizar fluxos de trabalho, ela reduz consideravelmente as despesas e libera recursos para reinvestimento.
Com um profundo conhecimento em CX, a Zendesk é a parceira ideal para essa verdadeira revolução no atendimento ao cliente.
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