Anderson Silva, empreendedor que fez parte da lista Forbes Under 30 2022, conversou com Daniel Castanho, presidente do conselho da Ânima Educação, no “Forbes Under 30 – Innovation”, série de podcasts apresentada por SingularityU.
Quando começou a estudar computação na USP em São Carlos (SP) em 2012, Silva decidiu que queria trabalhar na melhor empresa de tecnologia do mundo. Na época, como agora, a candidata era o Google. Um desafio para ele, que não tinha fluência em inglês nem computador em casa.
Filho de um operário e de uma faxineira, ele estudou a vida toda em escolas públicas e foi menor aprendiz na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). “Eu trabalhava de manhã, fazia Senai à tarde e estudava à noite”, diz. Determinado, Silva conseguiu o primeiro, depois o segundo estágio no exterior e estava pronto para o terceiro estágio no Google. Foi quando resolveu voltar ao Brasil. O motivo? “Senso de justiça. Quis retribuir: foi dinheiro público que pagou os meus estudos, do início até a graduação, passando por um intercâmbio no Canadá”, diz. Sua mais recente iniciativa é a Iglu, uma startup que presta serviços para lojas que querem criar ou ampliar seu comércio eletrônico. O principal sócio é o fundo de venture capital Canary, além de 14 investidores-anjo.
Assista à entrevista: