O mercado global de smartphones sofreu uma contração de 8% e atingiu o nível mais baixo no terceiro trimestre em uma década, devido à demanda fraca por grandes marcas, incluindo Apple e Samsung na maioria dos mercados desenvolvidos, de acordo com dados da Counterpoint Research.
Os dados mostraram que a participação das cinco principais marcas, que também incluem as empresas chinesas Xiaomi, Oppo e Vivo, caiu para o nível mais baixo em três anos.
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O levantamento alimenta temores de que a queda contínua do mercado possa prejudicar os próximos resultados de empresas como Apple, cujas vendas caíram 8% no trimestre. A líder de mercado, Samsung, registrou uma queda de 13% nos volumes vendidos no período.
Entre as empresas que ganharam participação de mercado no trimestre está a Huawei, que apesar das rigorosas sanções dos EUA, surpreendeu o setor este ano com o lançamento do smartphone Mate 60 Pro, que usa um avançado chip de fabricação chinesa.
Na comparação com o segundo trimestre, as vendas aumentaram 2% em todo o setor, impulsionando esperanças de que o mercado possa interromper a série de mais de dois anos de quedas anuais nos últimos três meses do ano.
A Counterpoint citou a linha do iPhone 15, que foi colocada à venda em setembro, como um fator que poderia ajudar a reavivar o crescimento nos mercados desenvolvidos, como Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul.
“Após um setembro forte, esperamos que o impulso continue até o final do ano, começando com o impacto total da série iPhone 15”, disse a empresa de pesquisa de mercado.
Até o momento, os mercados emergentes têm sido um ponto positivo para as vendas de smartphones em um ano que, de outra forma, seria mais fraco. No terceiro trimestre, o Oriente Médio e a África foram as únicas regiões a registrarem crescimento ano a ano, de acordo com dados da Counterpoint.