A OpenAI, dona do ChatGPT, surpreendeu o mundo da tecnologia, nesta sexta-feira (17), anunciando que Sam Altman deixará o cargo de presidente-executivo da empresa. Além de cofundador, Sam era o principal rosto da companhia desde que a ferramenta de IA generativa, lançada em novembro do ano passado, vinha fazendo grande sucesso. A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, atuará como CEO interina, disse a companhia, acrescentando que conduzirá uma busca formal por um presidente-executivo permanente.
A OpenAI tem como uma de suas principais financiadoras a Microsoft, que já aportou mais de US$ 10 bilhões na companhia. Nesses últimos meses, a empresa lançou uma nova versão do ChatGPT e vários recursos para a plataforma, principalmente voltados ao mundo corporativo. Como protesto à demissão de Sam, Greg Brockman, cofundador da empresa, se desligou da empresa.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A reviravolta na empresa ocorre poucas semanas depois que a OpenAI realizou a primeira conferência para desenvolvedores, tendo Satya Nadella, CEO da Microsoft, como principal convidado, e informou um montante de 100 milhões de usuários.
Leia também
Em seu discurso durante a conferência, Altman também anunciou que a OpenAI está lançando uma nova plataforma para desenvolvedores chamada OpenAI API. A plataforma permitirá que os desenvolvedores acessem e usem os modelos de IA da OpenAI em seus próprios aplicativos e serviços. Altman também discutiu o potencial da IA para revolucionar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.
O CEO da OpenAI também enfatizou a importância da responsabilidade social na IA. Ele acredita que é importante desenvolver a IA de forma ética e inclusiva, para que ela beneficie todos. “A IA tem o potencial de ser muito poderosa, mas também pode ser muito perigosa. É importante desenvolver a IA de forma ética e responsável.”
5 fatos que explicam a demissão de Sam Altman da OpenAI:
-
Logo da Open IA branco em um fundo preto #1
Declarações sobre o perigo da IAMesmo sendo parte interessada, Sam Altman sempre relativizou desafios e oportunidades da IA, algo, inclusive, que ficou bem claro na conferência de desenvolvedores que ocorreu em novembro.
-
Kevin Dietsch/Getty Images #2
Desconfiança do conselhoEsse foi o principal motivo apontado pelo conselho da empresa, alegando que Sam Altman não tem sido transparente em sua interlocução com o board.
-
#3
ResultadosMesmo tendo nascido como uma organização, a OpenAI tornou-se uma empresa privada que ainda dá prejuízos
-
#4
Rivalidade com Elon MuskMusk, que foi um dos investidores da OpenAI, tornou-se rival declarado de Sam e frequentemente provoca e gera embates com o executivo, que na maioria das vezes responde.
-
Anúncio publicitário -
Craig S. Smith #5
Embates com cofundadorSam Altman teve um embate direto com Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI e membro do conselho, sobre o ritmo de desenvolvimento da IA generativa.
#1
Declarações sobre o perigo da IA
Mesmo sendo parte interessada, Sam Altman sempre relativizou desafios e oportunidades da IA, algo, inclusive, que ficou bem claro na conferência de desenvolvedores que ocorreu em novembro.