O próximo iPhone está a quase um ano de distância, mas mesmo assim, questões atuais dentro da Apple podem afetar o que está por vir — até mesmo quando.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, em sua última newsletter “Power On”, Craig Federighi, líder de engenharia de software, tomou a decisão de congelar o desenvolvimento do iOS 18. Isso acontece raramente, diz Gurman. Afinal, é preciso coragem para fazer tal coisa, mas resolver problemas e eliminar falhas é um tempo bem gasto — melhor que prejudicar a qualidade mais tarde.
Gurman aponta que o hardware da série do iPhone 16 será semelhante ao do iPhone 15. Logo, um software novo e ágil será ainda mais importante. Se isso for verdade — apesar dos rumores de novos botões no iPhone 16 Pro Max — então essa pausa vale seu impacto.
Leia também:
- Rumo Futuro: as previsões de Wil Reynolds para a busca online na era do ChatGPT
- Os smartphones dobráveis disponíveis no Brasil
- Afinal, por que alguns Apple Watches poderão ser banidos dos EUA?
De acordo com relatos recentes, a Apple planeja integrar IA generativa nos novos dispositivos, o que também seria relevante para explicar essa pausa no desenvolvimento do iOS 18. Gurman também afirma que este é o caso: “A próxima geração de software da Apple é ainda mais crítica do que o habitual. A empresa está correndo para alcançar o Google e a OpenAI em IA generativa, e o iOS 18 está pronto para trazer essa tecnologia para o iPhone.”
Aparentemente, a última vez que essa pausa aconteceu foi em 2019, quando a Apple alterou seus procedimentos de desenvolvimento de software.
Então, será que essa semana de remoção de falhas atrasará o lançamento dos próximos iPhones, que precisam ter o novo software no primeiro dia? “No momento, a interrupção de uma semana provavelmente não atrasará perceptivelmente o lançamento final do software. No pior dos casos, dará à Apple um pouco menos de tempo no final do ciclo de desenvolvimento para eliminar quaisquer falhas de última hora”, diz Gurman.
E, como ele diz, há boas notícias neste hiato de desenvolvimento, pois “a ação mostra que a Apple está levando a qualidade tão a sério quanto sempre”. Ele continua “a alta gerência da Apple tem grandes expectativas para o iOS 18, e as versões relevantes de software para iPad, Mac e Watch, descrevem as atualizações como ambiciosas e cativantes”.