Você já ouviu ou viu algo que deixou seu corpo formigando? Um sussurro suave, o barulho de um papel de embrulho, o bater de um dedo ou o som ou visão de água corrente. Se estímulos como esses já o deixaram eufórico, você pode estar propenso ao ASMR, e pesquisas mostram que sua personalidade pode ter algo a ver com isso.
A resposta sensorial autônoma do meridiano (ASMR) refere-se ao fenômeno no qual a percepção de certos estímulos audiovisuais resulta em uma sensação prazerosa e intensa de formigamento no pescoço e no couro cabeludo, muitas vezes percorrendo o resto do corpo. A sensação é muitas vezes seguida por sentimentos de relaxamento e tranquilidade, deixando o experimentador calmo e feliz.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Desde a sua descoberta, a criação e o consumo de conteúdo ASMR online disparou, com mais de 500 mil canais e mais de 2,5 milhões de vídeos no YouTube dedicados a acionar o ASMR dos telespectadores. Embora este fenômeno sensacional deixe alguns em estado de êxtase, outros podem não ser receptivos ao ASMR. Então, por que essa resposta ocorre? E quem é mais propenso a isso? Aqui estão algumas respostas.
O que causa ASMR?
Psicólogos e neurologistas reconhecem que as causas e mecanismos da ASMR são pouco estudados e ainda não totalmente compreendidos. No entanto, um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health resumiu a compreensão abrangente que os académicos têm do fenómeno.
Estudos de ressonância magnética revelam que aqueles que experimentam ASMR reduziram a conectividade funcional na rede de modo padrão do cérebro durante os estados de repouso. A rede de modo padrão é uma rede de regiões cerebrais associadas à autorreflexão e à divagação mental, e geralmente fica inativa quando estamos focados nas tarefas, mas ativa quando nossa mente está em repouso. Outros estudos de mostram que aqueles sensíveis ao ASMR aumentaram a ativação em regiões específicas do cérebro, incluindo o córtex pré-frontal medial (associado à autoconsciência e à cognição social), o núcleo accumbens (relacionado ao sistema de recompensa do cérebro) e o córtex cingulado anterior e ínsula (ambas ligadas à excitação emocional).
Os pesquisadores descobriram um aumento na atividade das ondas alfa em participantes que vivenciam ASMR, que está associada a estados meditativos e relaxamento. Este efeito não foi observado em participantes que não vivenciaram ASMR.
Leia também:
- Quanto mais exercício, menos remédio
- Como cuidar da saúde mental em tempo de guerras
- O poder do “não” para a nossa saúde mental
Também foi descoberto que a excitação, que se refere ao maior estado de alerta e capacidade de resposta emocional, é uma característica chave da ASMR. Isto sugere que as experiências ASMR não são apenas uma questão de relaxamento; eles também podem envolver estados emocionais intensificados.
Aprofundando-se no fascinante mundo da ASMR, torna-se evidente que este fenómeno não é uniforme em toda a população. Alguns indivíduos são mais sensíveis a isso do que outros, e os psicólogos estão agora sugerindo que certos traços de personalidade estão associados a uma maior sensibilidade ao ASMR, e esses indivíduos sensíveis podem estar colhendo benefícios do ASMR sem saber.
Sensibilidade, personalidade e vantagens ASMR
Um estudo publicado na Frontiers in Psychology delineou quais dos Cinco Grandes traços de personalidade – abertura, consciência, neuroticismo, extroversão e agradabilidade – estavam mais fortemente associados à sensibilidade ao ASMR. Os pesquisadores descobriram que indivíduos mais abertos e neuróticos tinham maior sensibilidade ao ASMR do que outras personalidades.
Dadas estas descobertas, pode ser que aqueles que estão abertos a novas experiências sejam atraídos pelas delícias sensoriais novas e não convencionais do ASMR. Por outro lado, indivíduos neuróticos, com a sua elevada sensibilidade emocional, podem encontrar consolo nos efeitos calmantes do ASMR, utilizando-o como uma forma de aliviar o stress e a tensão emocional. Sua atenção aos detalhes e aos mundos internos complexos também pode desempenhar um papel no aumento de sua sensibilidade aos intrincados gatilhos do ASMR.
Além da conexão da personalidade com tendências de formigamento, um estudo publicado na revista Experimental Brain Research descobriu que ASMR, ou mesmo apenas assistir a vídeos ASMR, dá origem a vários benefícios mentais, incluindo:
Melhoria do humor . O estudo sugere que o ASMR tem o potencial de melhorar o humor, reduzindo os sentimentos de depressão, especialmente em indivíduos sensíveis ao ASMR. Redução da frequência cardíaca. Simplesmente assistir a vídeos ASMR pode realmente reduzir a frequência cardíaca, independentemente de os indivíduos serem sensíveis ao ASMR ou não. Assim, os efeitos calmantes do ASMR podem ter aplicações mais amplas na promoção do relaxamento e na redução do stress.
Regulação de atenção. ASMR pode estar ligado a uma maior excitação e a um estado de atenção concentrada, quase como estar na “zona” ou a um estado mental altamente absorvido. Então, não se trata apenas de relaxamento; há um elemento de envolvimento profundo também.