Caçadores de exoplanetas encontraram um sistema estelar raro contendo sete planetas após examinarem dados d0 telescópio espacial Kepler, que parou de operar em 2018. Exoplanetas são planetas que orbitam estrelas diferentes do nosso sol.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Conheça Kepler 385, uma estrela de tamanho aproximadamente igual ao do sol, localizada a cerca de 4.670 anos-luz de distância, na constelação Cygnus, o cisne, foi inicialmente suspeita de ter planetas em 2014. Eles apareceram nos dados do Telescópio Espacial Kepler da NASA.
No entanto, uma nova análise confirmou a presença de sete planetas, todos maiores do que a Terra, mas menores do que Netuno. Acredita-se que os dois planetas mais próximos de sua estrela hospedeira sejam rochosos e possam ter atmosferas finas.
Leia também:
- Agência Espacial Europeia divulga imagens com precisão sem precedentes
- Nasa busca asteroide e inicia uma jornada de “quatrilhões de dólares” a Júpiter
- Veja as melhores imagens da lua vulcânica de Júpiter, capturadas pela NASA
De acordo com a NASA, todos os planetas encontrados são mais quentes do que qualquer planeta no nosso sistema solar. Isso é uma novidade para um sistema com múltiplos planetas.
“Montamos a lista mais precisa de candidatos a planetas Kepler e suas propriedades até o momento”, disse Jack Lissauer, cientista e pesquisadora no Centro de Pesquisa Ames, da NASA, no Vale do Silício. “A missão Kepler descobriu a maioria dos exoplanetas conhecidos e esse novo catálogo permitirá aos astrônomos aprenderem mais sobre suas características.”
O legado da missão Kepler foi a descoberta de quase 200.000 estrelas, usadas para calcular qual fração da Via Láctea tem planetas do tamanho da Terra em sua zona habitável. Além disso, a missão encontrou 2.662 exoplanetas entre 2009 e 2018. Mesmo após o fim da missão, os cientistas continuaram a utilizar os seus dados por muitos anos.
A NASA afirma que existem mais de 5.500 exoplanetas confirmados além do nosso sistema solar.