A mais nova música dos Beatles com a voz do falecido membro John Lennon e desenvolvida com inteligência artificial foi lançada nesta quinta-feira (2) junto com a primeira faixa da banda, anunciou a gravadora Universal Music.
Chamada “Now and Then”, a música — anunciada como a última dos Beatles — foi lançada como um single de lado A duplo que combina a faixa com o single de estreia da banda no Reino Unido em 1962, “Love Me Do”, disse a Universal Music.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O canal dos Beatles no YouTube lançou na noite de quarta-feira (1) o curta-metragem “Now And Then – The Last Beatles Song”, antes da publicação da faixa.
Dirigido por Oliver Murray, o clipe de 12 minutos traz cenas e comentários exclusivos dos membros da banda, do filho de Lennon, Sean Ono Lennon, e do cineasta Peter Jackson, que dirigiu a série de documentários de 2021 “The Beatles: Get Back”.
Leia também
- Como funciona a IA que criou a nova “música final” dos Beatles
- Dos Beatles aos clássicos da Broadway: os 5 catálogos musicais mais valiosos do mundo
No clipe, Jackson explica como sua equipe conseguiu isolar instrumentos e vocais de gravações usando IA, incluindo a fita original de “Now and Then”, que Lennon gravou como uma demo caseira no final dos anos 1970.
A música também traz partes gravadas pelos membros sobreviventes Paul McCartney e Ringo Starr, bem como pelo falecido George Harrison.
“Isso nos levou a desenvolver uma tecnologia que nos permite pegar qualquer trilha sonora e dividir todos os diferentes componentes em faixas separadas com base em ‘machine learning’”, diz Jackson no vídeo.