De acordo com uma nova pesquisa, até quatro milhões de pessoas podem viajar para América do Norte, principalmente para os Estados Unidos, para ver o eclipse solar total em 8 de abril de 2024, tornando-o o evento de turismo mais significativo do ano.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O novo modelo geográfico, desenvolvido pelo cartógrafo especializado em eclipses e co-fundador do GreatAmericanEclipse.com, Michael Zeiler, estima que o Texas será o destino da maioria dos visitantes do eclipse em 8 de abril, com uma estimativa máxima de pouco mais de um milhão de visitantes. Os outros dois Estados mais populares serão Indiana e Ohio, com até meio milhão de pessoas cada.
Leia também:
- Foguete da Blue Origin, de Jeff Bezos, foi lançado com sucesso
- Tempestades solares extremas podem ser mais comuns do que se pensava
- A vida pode ser espalhada pelo Universo por “Cometas Saltitantes”, dizem cientistas
Rotas mais curtas
O último eclipse solar total ocorreu nos Estados Unidos em 21 de agosto de 2017. O próximo acontecerá em 30 de março de 2033, no Alasca.
O modelo geográfico de Zeiler calcula as rotas de passagem mais curtas a partir de mais de 3.000 condados dos EUA. Em 8 de abril de 2024, essa trajetória – a sombra central da lua – passará por partes de 15 Estados dos EUA.
Cinquenta Super Bowls
“É como ter 50 Super Bowls acontecendo ao mesmo tempo por todo o país”, disse Polly White, co-fundadora do GreatAmericanEclipse.com, em um e-mail. “O Super Bowl geralmente atrai um total de 80.000 pessoas, então multiplique isso por 50, e você tem nossa previsão para o turismo de eclipse.”
Importância da trajetória da totalidade
A estreita trajetória da totalidade do eclipse é tudo para este evento. Ela cruzará partes do Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Michigan, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine. No entanto, os caçadores de eclipses precisarão estar dentro da trajetória da totalidade para visualizar o auge do eclipse.
Tráfego intenso
Este novo modelo confirma que alguns lugares, como Kerrville, no Texas, serão movimentados. Até 488.000 pessoas, segundo estimativas. Grandes números de viajantes também são esperados em Carbondale, Illinois, e ao redor de Indianápolis, à medida que visitantes de Chicago e Cincinnati convergem. O mesmo se aplica ao corredor do Lago Erie ao redor de Cleveland, à medida que os visitantes dirigem para o sul de Detroit e para o norte de Columbus.
“Provavelmente será o evento astronômico mais visto na história americana”, disse Zeiler.