Quem assistiu ao último show de Paul McCartney no Brasil, pela turnê Got Back, seja no Disney Plus, ou presencialmente no Maracanã, neste sábado, 16, pode até imaginar que a relação entre a carreira do ex-Beatles e a inteligência artificial não existe. No entanto, dos artistas atuais, Paul é um dos mais entusiastas em relação a tecnologia possibilitando várias iniciativas e testes.
Em junho deste ano, ele deu detalhes sobre como a IA foi usada na produção da música “Now And Then”, lançada em novembro. Chamada de a última música dos Beatles, a canção foi composta em 1978 por John Lennon e finalizada agora por Paul e Ringo Starr com apoio da tecnologia.
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Quando respondeu às especulações sobre a música, no início do ano, Paul explicou que a IA foi usada para dar tratamento a algumas gravações antigas da banda. “Com ela, limpamos gravações que já existiam em um processo minucioso que durou anos”, explicou. O assunto começou a ser ventilado em uma entrevista que Paul deu para a BBC. Nela, ao ser questionado sobre como a IA foi aplicada para deixar a voz de Paul mais jovem e ressuscitar as vozes dos outros integrantes da banda.
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“Quando viemos para fazer o que será a última gravação dos Beatles, era uma demo que John tinha na qual trabalhamos e acabamos de terminar, será lançada este ano – e fomos capazes de pegar a voz de John e purificá-la por meio dessa IA”, disse Paul.
Empolgado, ele afirmou que estava muito empolgado para compartilhar a novidade com os fãs.
Veja as turnês mais lucrativas de 2023:
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#1. Taylor Swift
The Eras Tour | Nº de shows: 56
Receita bruta de 2023: US$ 780 milhões | Lucro líquido: US$ 305 milhões
Taylor Swift pode estar fazendo um mini tour pelos camarotes luxuosos dos jogos do Kansas City Chiefs agora – por causa do seu relacionamento com o jogador de futebol americano Travis Kelce –, mas na maior parte do ano ela estava lotando estádios. O preço médio do ingresso de US$ 253 (e a quebra da Ticketmaster durante a venda) não desanimou os espectadores: ela já tocou para mais de 3 milhões de fãs até agora. Alguns Swifties também esperaram horas na fila para comprar os cobiçados moletons da turnê por US$ 75.
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Kevin Mazur/Getty Images #2. Beyoncé
Renaissance World Tour | Nº de shows: 46
Receita bruta de 2023: US$ 460 milhões | Lucro líquido: US$ 145 milhões
Quando a Renaissance Tour terminou no início deste mês, depois de passar por 12 países, arrecadou US$ 579 milhões, tornando-se uma das turnês de maior bilheteria da história. Para o show de aniversário de 42 anos de Beyoncé em Los Angeles, em setembro, ela pediu aos fãs que usassem roupas pratas, e os presentes – incluindo Meghan Markle, Chris Rock, Jeff Bezos e Tyler Perry – cumpriram a ordem da Queen B.
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Kevin Mazur/Getty Images #3. Ed Sheeran
– +–=÷× (Mathematics) Tour | Nº de shows: 41
Receita bruta de 2023: US$ 240 milhões | Lucro líquido: US$ 110 milhões
A etapa de 2023 da turnê Mathematics de Ed Sheeran teve grandes números. Seu estilo de produção reduzido e o preço médio dos ingressos de cerca de US$ 100 permitiram que Sheeran, de 32 anos, lucrasse uma parcela maior das vendas de ingressos em comparação com os outros artistas. Sheeran começou o ano na Nova Zelândia antes de encerrar a turnê nos EUA. Ao longo do caminho, ele quebrou um recorde no Levi’s Stadium em Santa Clara, Califórnia, se apresentando para mais de 77 mil fãs.
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#4. Colplay
Music of the Spheres World Tour | Nº de shows: 43
Receita bruta de 2023: US$ 275 milhões | Lucro líquido: US$ 85 milhões
Para sua turnê mundial Music of the Spheres, o Coldplay, com consciência ecológica, manteve a produção o mais sustentável possível: o palco foi construído com materiais reutilizáveis, os confetes eram biodegradáveis e as pulseiras de LED dadas aos fãs eram compostáveis. Os membros da banda, Chris Martin, Johnny Buckland, Guy Berryman e Will Champion, visitaram 10 países na América do Sul e na Europa. Depois de uma passagem pela América do Norte, a banda irá para a Ásia e retornará à Europa em 2024.
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#5. P!nk
Summer Carnival | Nº de shows: 37
Receita bruta de 2023: US$ 300 milhões | Lucro líquido: US$ 85 milhões
Apenas P!nk poderia realizar duas turnês ao mesmo tempo pendurada de cabeça para baixo – este mês ela fez uma pausa em sua turnê Summer Carnival para iniciar seus shows com 20 datas da Trustfall. Para uma artista que é famosa por voar pelo ar e realizar acrobacias durante seus shows, P!nk também quebrou um novo recorde este ano: em agosto, ela se tornou a primeira mulher a ser a atração principal de um show em um estádio em Wisconsin.
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Anthony Pham/Getty Images #6. Harry Styles
Love On Tour | Nº de shows: 49
Receita bruta de 2023: US$ 227 milhões | Lucro líquido: US$ 70 milhões
Antes de os fãs organizarem roupas temáticas para as turnês de Taylor Swift e Beyoncé, já compravam fantasias descoladas com franjas, paetês e muitas cores para a Love On Tour de Harry Styles. Depois de começar em 2021 – quando rapidamente se tornou a turnê mais concorrida do ano – a turnê de Styles terminou em julho. Ele passou a maior parte de 2023 tocando para públicos internacionais, primeiro na Oceania, depois na Ásia, antes de terminar na Europa. Concluiu com um faturamento total de US$ 617 milhões, tendo vendido mais de 5 milhões de ingressos em 169 shows.
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Kevin Mazur/Getty Images #7. Elton John
Farewell Yellow Brick Road Tour | Nº de shows: 63
Receita bruta de 2023: US$ 195 milhões | Lucro líquido: US$ 70 milhões
Em turnê desde a década de 1970, o Rocket Man teve seu mergulho final em julho. Desde 2018, quando a Farewell Yellow Brick Road começou, John, de 76 anos, fez 330 shows e usou cerca de 16 roupas da Gucci. Durante a sua última aparição em Glastonbury, em junho, atraiu uma multidão, incluindo Paul McCartney, Kate Hudson, Debbie Harry, Anya Taylor-Joy e Lewis Hamilton.
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John Shearer/Getty Images #8. Morgan Wallen
One Night at a Time World Tour | Nº de shows: 30
Receita bruta de 2023: US$ 190 milhões | Lucro líquido: US$ 70 milhões
A arrecadação de US$ 70 milhões de Wallen com sua turnê One Night at a Time teria sido maior, mas o cantor optou por doar US$ 3 de cada ingresso dos seus shows nos EUA para a Fundação Morgan Wallen, que apoia programas esportivos e musicais para jovens. Após uma breve passagem pela Oceania, Wallen viajou pelos Estados Unidos. Em abril, ele tocou para mais de 39 mil pessoas em dois shows no American Family Field de Milwaukee, um recorde para o estádio. No mês passado, anunciou que estenderia a turnê até 2024 com mais 10 shows nos EUA.
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Jason Kempin/Getty Images #9. Luke Combs
World Tour | Nº de shows: 30
Receita bruta de 2023: US$ 125 milhões | Lucro líquido: US$ 55 milhões
Quando os ingressos para a turnê mundial de Combs foram colocados à venda em outubro passado, a estrela country de 33 anos esgotou instantaneamente 37 das 39 datas. Com um ingresso médio de US$ 97, os fãs de Combs não precisam gastar muito para vê-lo se apresentar. Depois de encerrar a turnê por 17 países neste mês, ele pegará a estrada novamente em abril para a sua turnê norte-americana Growin’ Up and Gettin’ Old.
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#10. The Weeknd
After Hours til Dawn Tour | Nº de shows: 30
Receita bruta de 2023: US$ 158 milhões | Lucro líquido: US$ 55 milhões
Depois de sofrer um atraso por causa da pandemia e levar a turnê para os Estados Unidos no ano passado, a pós-apocalíptica After Hours til Dawn do The Weeknd iniciou sua etapa europeia em junho. Ele tocou para 160 mil pessoas em duas noites no London Stadium, quebrando o recorde de uma e duas noites da arena, e também o de maior número de ingressos vendidos para um show no Estádio de Wembley. A turnê está atualmente na América do Sul – acaba de passar pelo Brasil – e seguirá para a Oceania ainda este ano.
#1. Taylor Swift
The Eras Tour | Nº de shows: 56
Receita bruta de 2023: US$ 780 milhões | Lucro líquido: US$ 305 milhões
Taylor Swift pode estar fazendo um mini tour pelos camarotes luxuosos dos jogos do Kansas City Chiefs agora – por causa do seu relacionamento com o jogador de futebol americano Travis Kelce –, mas na maior parte do ano ela estava lotando estádios. O preço médio do ingresso de US$ 253 (e a quebra da Ticketmaster durante a venda) não desanimou os espectadores: ela já tocou para mais de 3 milhões de fãs até agora. Alguns Swifties também esperaram horas na fila para comprar os cobiçados moletons da turnê por US$ 75.