Se você está no mercado em busca de um novo telefone, tem duas opções de sistema operacional – o iOS da Apple ou o Android do Google. Enquanto o primeiro está disponível apenas no iPhone, o último é mais flexível, com uma ampla variedade de smartphones para escolher. É por isso que “iPhone” (hardware) pode ser usado de forma intercambiável com “iOS” (software), mas não “Android” com “telefones Android”. O debate iPhone vs. Android não é tão simples quanto parece.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
É um tópico diversificado, e a Forbes está aqui para ajudar você a entender facilmente. Usei tanto Android quanto iPhone por anos, e aqui está o que você precisa saber sobre ambos antes de decidir pelo seu próximo telefone.
Leia também:
- iOS 17.2: nova atualização da Apple pode proteger seu iPhone de ataques
- Jovem de 14 anos cria sabonete para câncer de pele e é eleito cientista do ano
- WhatsApp lança ferramenta de áudio com visualização única
Por que o Android é melhor que o iPhone?
Embora o Android não seja objetivamente melhor que o iPhone, se você valoriza a flexibilidade e uma ampla variedade de telefones para escolher, o Android é a escolha certa. Isso ocorre porque o Android, desenvolvido pelo Google, é um sistema operacional de código aberto para dispositivos móveis.
Isso significa que ele é aberto para desenvolvedores, designers e fabricantes de dispositivos. Como resultado, você pode obter dispositivos Android de fabricantes de telefones além do Google – Samsung, OnePlus e Motorola todos usam o Android para desenvolver seus próprios sistemas operacionais, também conhecidos como “skins”. Por exemplo, a versão do Android da Google em seus telefones Pixel é chamada de “Pixel UI”. Da mesma forma, a OnePlus possui o “OxygenOS” e a Samsung oferece o “One UI” em seus telefones Galaxy.
O Android é tudo sobre a variedade. Ele não apenas oferece mais flexibilidade em termos de software, mas também em hardware. Você pode obter telefones dobráveis, telefones tipo monólito de tamanhos diferentes, telefones para jogos e muito mais no Android.
Você não pode obter um telefone dobrável com iOS, a menos que a Apple lance um, ao contrário do Android, onde tivemos telefones dobráveis da Samsung e Motorola antes mesmo de o Google lançar seu primeiro Pixel Fold no início deste ano.
Os dobráveis são uma grande razão para escolher o Android. Você obtém variedade nesse formato também. Existem dois tipos de telefones dobráveis – aqueles que dobram, como o Motorola Razr e a série Samsung Galaxy Z Flip, e outros que dobram como um livro (também conhecidos como dobráveis em estilo livro), como a série Samsung Galaxy Z Fold, o OnePlus Open e o Google Pixel Fold.
Ambos têm seus próprios benefícios. O primeiro é um telefone compacto com uma tela semelhante a um smartwatch na frente quando fechado e um telefone completo quando aberto. Por outro lado, telefones como o Galaxy Z Fold 5 oferecem uma grande tela na frente e se desdobram para lhe dar uma experiência semelhante a um tablet. O OnePlus Open é um excelente exemplo de como um ótimo software com multitarefa pode ajudar na produtividade em movimento. Ambas essas formas estão ausentes na categoria iOS.
Em termos de telefones monolíticos como o iPhone, o Android oferece um conjunto mais rico de recursos. O Samsung Galaxy S23 Ultra oferece suporte à caneta stylus com sua S Pen integrada, o que pode ser ótimo para anotações, tirar selfies ou vlogs quando você mantém o telefone longe. O Google oferece uma tonelada de recursos de IA em seu Pixel 8 Pro, que coloca capacidades semelhantes ao Photoshop ao alcance de suas mãos. A OnePlus oferece recursos como carregamento rápido e traz capacidades de um flagship a um preço melhor.
E se você é um jogador de celular, o Android tem uma categoria inteira de telefones para jogos, como o Nubia RedMagic 8 Pro e o ROG Phone 7 Ultimate. Embora você sempre possa jogar em seus telefones mais comuns, esses telefones para jogos oferecem recursos como ventoinha de resfriamento e botões de gatilho, ambos melhorando a experiência de jogo. Este último ajuda você com os controles, para que você não precise tocar na tela para cada entrada.
O Android também oferece recursos premium como 5G a um preço mais acessível. Você não pode obter um novo iPhone por menos de $200, mas pode comprar um novo telefone Android com conectividade 5G pelo mesmo preço. Tanto a Motorola quanto a Samsung vendem telefones 5G por menos de $200, o que não é uma opção ao considerar o iOS.
Os telefones Android também oferecem melhores capacidades de zoom e HDR em suas câmeras. Embora as fotos telefoto de 5x do iPhone 15 Pro sejam incríveis, os modelos da Samsung, OnePlus e Vivo oferecem fotos mais nítidas em 10x e 15x. O Galaxy Z Fold 5 e o OnePlus Open podem chegar a 100x e tirar fotos da lua, o que não é possível nos iPhones. Alguns telefones que não são vendidos nos EUA da Vivo e Xiaomi têm um processamento de câmera melhor com HDR do que os iPhones. Fiquei extremamente impressionado com as câmeras do Xiaomi 13 Pro quando o usei no início deste ano.
No lado do software, você pode escolher entre diferentes interfaces Android. E quase todas elas oferecem melhores capacidades de multitarefa do que o iPhone. Por exemplo, eu não posso escrever um novo e-mail e copiar algo da discussão acima no Gmail no iPhone, mas tenho essa flexibilidade no Android.
Você também não obtém recursos como multi-janela ou janela pop-up nos iPhones, mas eles estão presentes nos telefones Samsung e OnePlus. Além disso, Google e Samsung agora oferecem uma longevidade semelhante com atualizações de software, assim como a Apple faz nos iPhones, então você pode esperar que seu telefone Android flagship de 2023 dure até 2028.
Qualquer telefone Android lhe dará mais flexibilidade com a interface do usuário do que um iPhone. Você pode adicionar/remover e colocar ícones em qualquer parte da tela inicial, mesmo tendo espaço vazio, o que não é possível no iOS. Você obtém mais opções de interface do usuário para escolher também. Por exemplo, o design Material You do Android configura as cores dos elementos da interface do usuário dependendo do papel de parede que você está escolhendo. Você também pode instalar aplicativos de lojas e sites de terceiros no Android, enquanto no iOS você depende da App Store da Apple.
Em minha experiência, o Google Assistant foi melhor do que a Siri para comandos de voz. O assistente de voz da Apple não é tão inteligente quanto o do Google, e eu o uso apenas para fazer chamadas. Por outro lado, você pode usar o Google Assistant para acessar acessórios de casa inteligente com sua voz. É muito mais rápido, inteligente e inteligente do que a Siri. Você também tem a opção de instalar a Alexa para obter o assistente de voz da Amazon em seu telefone Android, que também é melhor do que a Siri e funciona com vários fones de ouvido.
Vale a pena trocar o iPhone pelo Android?
Sim, vale a pena trocar de um iPhone para o Android. Você obtém mais opções para escolher e dispositivos objetivamente melhores para a produtividade. Com o descontinuamento da série iPhone Mini, os smartphones mais compactos agora estão no Android na forma de telefones dobráveis como o Samsung Galaxy Z Flip 5 e o Motorola Razr Plus. Este último está agora à venda a um preço mais acessível do que o último iPhone 15. Se você gosta de trabalhar em movimento, o Android é a melhor opção dos dois.
Para mudar do iPhone para o Android, você precisa fazer o seguinte, conforme o Google:
1. Baixe o Google One no seu iPhone na App Store. Se já baixou, certifique-se de que está na versão mais recente.
2. Sincronize coisas como fotos, contatos e calendário do seu iPhone para o Google One.
3. Desative o iMessage e o FaceTime no menu Configurações.
4. Faça login no seu novo smartphone Android com a Conta do Google que você usou para o backup no iPhone, para que seus dados do Google One estejam agora disponíveis.
5. Siga as etapas na tela para configurar seu telefone Android, enquanto os dados backup são baixados em segundo plano.
No entanto, se você tiver um MacBook e outros dispositivos Apple como AirPods ou Apple Watch, eu recomendaria não trocar, pelos motivos que falo abaixo.
Por que um iPhone é melhor que um Android?
Como mencionei, embora nenhum telefone seja melhor que o outro, se você já usa qualquer serviço ou dispositivo da Apple, o iPhone é a opção melhor que o Android. A empresa posiciona o iPhone como uma opção mais segura do que um telefone Android; porque o iOS da Apple não é de código aberto como o Android, ela tem mais controle sobre o iPhone, os aplicativos e as características do ecossistema ao seu redor.
O hardware da série iPhone 15 é fantástico. É mais fácil de segurar, graças ao novo design que se afasta das bordas planas pouco ergonômicas. Tanto a série iPhone 15 quanto a iPhone 15 Pro são mais ergonômicos do que antes e alguns dos melhores telefones para segurar por longos períodos. Eles também são alimentados por alguns dos melhores processadores móveis da indústria, que oferecem melhores capacidades de jogo do que um telefone Android para jogos.
Se você é um vlogger, os iPhones são incomparáveis em termos de capacidades de gravação de vídeo. A linha iPhone 15 Pro da Apple é um deleite para criadores, com uma transição suave entre lentes, Modo de Ação para uma melhor estabilização, suporte para gravar vídeos em formato RAW, e muito mais. O primeiro ponto de transição entre lentes não é tão suave nos telefones Android, o que causa problemas com o foco, obrigando você a encontrar o assunto novamente. Mas isso não é um problema para iPhones.
Além disso, todos os aplicativos de mídia social, seja o Instagram, X (anteriormente Twitter) ou Snapchat, funcionam melhor no iPhone. Eu tive experiências melhores com histórias do Instagram ou postagens no meu iPhone 15 Pro do que no Galaxy S23 Ultra ou no OnePlus Open. A supervisão da Apple sobre o iOS ajudou os desenvolvedores a construir e dar suporte aos aplicativos para iPhones facilmente, porque eles não precisam ajustar seus aplicativos para centenas de tamanhos de tela, resoluções e fatores de forma. A empresa lança quatro iPhones por ano, o que ajuda a criar uma melhor experiência de aplicativo. Se você é um gerente de mídia social, um iPhone seria uma compra melhor para você.
Uma grande parte de ter um iPhone é como ele interage com outros dispositivos da Apple. Se você é um usuário de MacBook, um iPhone é uma compra melhor do que um Android porque os recursos de Continuidade da Apple aprimoram a experiência do usuário. Por exemplo, se estou lendo algo no meu iPhone e preciso dele no meu MacBook, posso copiar o texto no telefone e colá-lo no laptop em dois segundos. Eu costumo navegar no meu iPhone para pesquisar tópicos em que estou trabalhando, e a Continuidade me permite acessar qualquer página deixada aberta no iPhone no Safari do meu MacBook com um clique.
Se estou recebendo uma ligação no meu iPhone e ele está na cama, enquanto estou trabalhando na minha mesa, posso atender a ligação com um toque no meu MacBook. Agora você também pode usar seu iPhone como uma webcam sem fio ao participar de chamadas Zoom. É ótimo para reuniões profissionais onde você precisa de bons detalhes e iluminação, que nenhuma câmera de laptop pode fornecer. Além disso, a função Center Stage no iPhone garante que você permaneça na imagem mesmo se estiver se movendo durante a chamada. Além disso, se você estiver em um café sem WiFi, mas precisar acessar o 5G do seu iPhone, o MacBook pede para você conectá-lo ao telefone, e está a apenas um clique de distância.
Depois vem o Apple Watch, que é o wearable mais inteligente, na minha experiência. É ótimo para receber notificações no seu pulso enquanto rastreia a atividade física e tem detecção de quedas em caso de emergência. Se você quiser usar um Apple Watch, precisa ter um iPhone. Embora não seja o caso dos AirPods, os fones de ouvido ainda oferecerão a melhor experiência apenas quando conectados a um iPhone, em vez de a um telefone Android. Você também pode espelhar seu iPhone na TV (suporte AirPlay necessário) com um toque.
O iPhone da Apple também é uma prioridade para fabricantes de acessórios. De simples a extravagantes e ridículos, algumas das melhores capas e power banks podem ser encontradas apenas para um iPhone. Algumas empresas, como a Nomad, fabricam acessórios apenas para dispositivos da Apple, o que as ajuda a se concentrar na construção de acessórios de qualidade para esses dispositivos. Nenhum telefone tem tanta variedade de acessórios quanto o iPhone. Você pode realmente personalizá-lo ao seu gosto.
Embora a Apple tenha anunciado que o RCS está chegando ao iMessages para uma melhor segurança com o Android em mensagens, o fato é que a maioria da sua família e amigos pode estar no iMessage. E para acessar esse serviço, você ainda precisa de um iPhone. Empresas como Nothing e Beeper tentaram trazer o iMessages para o Android, mas falharam. Apesar do RCS estar chegando em breve ao iMessages, a bolha azul e a bolha verde continuam sendo uma coisa social e cultural que você pode querer levar em conta ao escolher um novo telefone.
Vale a pena trocar do Android para o iPhone?
Sim, vale a pena trocar do Android para o iPhone por algumas razões. Pela minha experiência, posso dizer com confiança que se você usa muito as redes sociais, um iPhone deveria ser sua escolha. Além disso, se você tem pelo menos um dispositivo da Apple, seja o MacBook ou os AirPods, deveria ter um iPhone. Para diplomatas e pessoas que querem privacidade na vanguarda de suas “considerações ao comprar um telefone”, um iPhone é a aposta melhor.
Se você quiser mudar do Android para o iOS, precisará baixar o aplicativo Move to iOS na Google Play Store e seguir estas etapas:
1. Ligue seu novo iPhone e toque em Configurar manualmente.
2. Toque em Mover dados do Android.
3. Abra o aplicativo Move to iOS no seu telefone Android.
4. Aguarde o código único no seu iPhone e insira-o no telefone Android.
5. Conecte-se ao Wi-Fi.
6. Escolha o conteúdo que deseja transferir do seu telefone Android para o novo iPhone.
7. Toque em Concluído após a barra de carregamento terminar.
Quais são as vantagens e desvantagens do Android?
Se você decidir comprar um telefone Android, terá centenas de opções para escolher. Isso inclui diferentes
tamanhos de tela, fatores de forma, interfaces de usuário, câmeras mais versáteis e muito mais. A variedade de opções é praticamente ilimitada. Você pode obter suporte para caneta stylus, telefones dobráveis, carregamento USB-C até mesmo em dispositivos de gerações anteriores e telefones com carregamento mais rápido.
As câmeras Android são mais versáteis e muitas vezes têm melhores capacidades de zoom, como o Galaxy S23 Ultra. Não há telefones dobráveis no mundo do iPhone. E eu adoro como posso ser produtivo em um dobrável, desde que você possa obter um ótimo software, como o OnePlus Open. Os telefones Android também são mais compactos com a presença de telefones flip como o Motorola Razr Plus e o Samsung Galaxy Z Flip 5. Além disso, são mais acessíveis do que o iPhone – você pode obter um novo telefone Android 5G por menos de $180, mas não pode obter um novo iPhone com conectividade 5G a esse preço.
No entanto, os dispositivos Android têm suas limitações. Aplicativos de mídia social como Instagram e X (anteriormente Twitter) muitas vezes são atormentados por bugs porque os desenvolvedores levam tempo para disponibilizar suporte devido à vasta variedade de dispositivos presentes no ecossistema. Se você tem pelo menos um dispositivo Apple, como o MacBook ou os AirPods, não terá a melhor experiência desses dispositivos se optar por um telefone Android.
Quais são as vantagens e desvantagens dos iPhones?
O iPhone geralmente é a escolha preferida se você já possui um dispositivo Apple, devido à forma como melhora toda a interação do ecossistema. Como mencionado anteriormente, os recursos de Continuidade do iPhone-MacBook permanecem de alta qualidade e elevam sua experiência para o próximo nível. Ter um iPhone também lhe dá acesso ao Apple Watch, que é um dos wearables mais inteligentes que você pode comprar.
O iPhone da Apple também é um telefone ideal para mídias sociais, porque os aplicativos são mais estáveis e a versão iOS de aplicativos específicos tem acesso a algumas funcionalidades primeiro, antes de serem lançadas para o Android posteriormente. Além disso, as capacidades de vídeo de um iPhone são melhores do que seus equivalentes Android, o que é ótimo para quem quer ter um telefone para vlogging e fazer TikToks ou Reels.
As limitações do iPhone são sentidas no iOS. Há soluços em tarefas de produtividade que geralmente podem não acontecer no Android. E ainda não há um iPhone dobrável. Mesmo o iPhone 15 Pro de 6,7 polegadas ou o iPhone 15 Plus se sentem limitados pelo iOS porque é a mesma interface do iPhone 15 de 6,1 polegadas, apenas expandida.
Conclusão
O debate entre iPhone e Android não tem um vencedor geral. Enquanto o Android vence em variedade e produtividade, o iPhone é uma compra melhor para criadores de vídeo e usuários de MacBook. Por um lado, há tecnologia de ponta com dobráveis executando o Android, por outro lado, há uma aposta confiável com os iPhones executando o iOS. É sobre o que você prioriza e o que você acha que funcionaria melhor para você.