Como a principal plataforma de mensagens do mundo, a indústria aguarda com interesse cada atualização do WhatsApp, enquanto ele continua inovando para seus 2 bilhões de usuários. A última novidade é significativa, preenchendo uma lacuna necessária para milhões de usuários.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Há uma grande ironia no universo das redes sociais: apesar do WhatsApp ser propriedade da Meta, a máquina de coleta de dados mais nebulosa do mundo, a plataforma continua promovendo uma agenda de privacidade e segurança. Atualizações recentes, como os PINs de mensagens secretas, são a prova disso.
Leia também:
- Golpistas usam anúncios em redes sociais e chatbots para cobrar por falsos benefícios
- Sony diz que vendas do PS5 ultrapassam 50 milhões de unidades
- Por que Mark Zuckerberg está construindo um bunker de R$ 1,3 bilhão?
O truque do WhatsApp é adotar uma atitude independente e um tanto petulante dentro do conglomerado Meta — vale lembrar que foi ele que popularizou a criptografia de ponta a ponta, agora uma condição essencial para o restante da indústria. Recentemente, o WhatsApp também foi o responsável pelas ferramentas de visualização única de mensagens e a edição e exclusão de texto em grande escala.
No entanto, a lacuna nesse arsenal de privacidade eram as mensagens de voz. Porém, o WhatsApp acabou de corrigir esse problema, finalmente introduzindo para as mensagens de voz a possibilidade de visualização única.
Como utilizar a nova ferramenta do WhatsApp?
- Abra uma aba de conversa, seja individual ou de um grupo.
- Clique no botão do microfone e arraste para cima (mantendo a gravação contínua sem precisar segurar o dispositivo).
- Aperte o ícone de visualização única que aparecerá ao lado da faixa de áudio.
- Após o ícone — que é um círculo pontilhado com o número “1” dentro — ficar verde ou azul, você pode enviar o áudio em segurança.
2024 promete ser um ano enorme para a inovação em mensagens, à medida que a batalha entre essas plataformas de hiperescala se intensifica. O iMessage, da Apple, também promete alguma forma de conformidade com as leis de segurança para 2024 — finalmente, e o Google está expandindo sua criptografia de ponta a ponta padrão para seu aplicativo “Mensagens” com uma série de novos recursos.
Diante do impulso da União Europeia para que essas plataformas se abram e se integrem, a contínua inovação do WhatsApp é muito bem-vinda. “Isso é apenas mais um exemplo do nosso compromisso com a privacidade”, diz o WhatsApp.