Ao percorrer a instalação de arte “Ecos do Vale da Existência”, os visitantes se deparam com uma caixa de plástico cheia de cotonetes. Se desejarem, podem pegar um, esfregar no interior de suas bochechas, e adicionar suas amostras de DNA à crescente coleção de dados genéticos.
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“O DNA será coletado como uma grande contribuição, com até 10.000 cotonetes sendo processados de uma vez”, diz Amy Karle, artista contemporânea e futurista, em um vídeo explicando sua obra multimídia, que estará em exibição no Festival Internacional de Arte de Sapporo, no Japão, de 20 de janeiro a 25 de fevereiro.
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A LifeShip, uma empresa sediada na Califórnia com a missão de enviar as moléculas genéticas da humanidade para o espaço, transformará o material genético em um pó fino, incorporará a poeira de DNA em um polímero de longa duração, e enviará a substância para a Lua em um foguete da SpaceX. Karle destaca que o DNA não será sequenciado, vinculado a nomes ou a qualquer outra informação identificável.
O polímero será embalado com imagens e textos coletados na instalação. Tudo isso é destinado a ser uma espécie de cápsula do tempo cósmica, que reflete nossa identidade coletiva em um momento em que a biotecnologia pode estender nossas vidas e nossos restos digitais sobrevivem aos nossos corpos físicos, moldando nossos legados de maneiras que ainda não compreendemos completamente.
Não importa se futuros humanos ou extraterrestres curiosos terão acesso à carga. Como muitas obras de arte conceituais, a instalação trata mais de provocar perguntas do que fornecer respostas. Perguntas sobre como os remanescentes biológicos e digitais que deixamos para trás “ecoam” no tempo, por exemplo, e como as sociedades futuras poderiam interpretar essas relíquias.
“Estudo o que significa ser humano neste momento de fusão com a tecnologia”, disse Karle. “E o que significa ser humano quando somos amplificados, aprimorados ou alterados pela tecnologia?”
Karle é uma “bioartista” cujo trabalho muitas vezes explora a interseção entre tecnologia e o corpo, uma paixão moldada por sua experiência de ter nascido com uma condição rara e ameaçadora chamada “Aplasia Cutis Congênita”, que a deixou com um buraco no crânio e camadas de pele do couro cabeludo ausentes.
“Crescendo, eu só queria a próxima cirurgia”, disse a artista de 43 anos. “Eu queria ser como as outras crianças. Eu queria ser curada, então sempre tive muito interesse no futuro médico.”
Seu trabalho anterior inclui esculturas feitas de células-tronco humanas; uma performance que traduzia sua atividade cerebral em música; e uma série de trajes usáveis inspirados no sistema nervoso, pulmões e ligamentos humanos.
Karle já expôs ao redor do mundo, incluindo no Museu Smithsonian, no Museu Mori, de Tóquio, e no Centro Pompidou, em Paris. Em 2019, a BBC a nomeou uma das 100 Mulheres da BBC que influenciam e inspiram.
Olhando para o reflexo digital
Quando os espectadores entram na sala escura que contém os “Ecos do Vale da Existência”, ouvirão uma paisagem sonora meditativa, feita em colaboração com o designer de som Sefa Sagir. E encontrarão projeções de dois círculos digitais brilhantes, sendo que um deles eclipsa parcialmente o outro. Uma câmera infravermelha com sensores de proximidade captura os movimentos dos visitantes e, em seguida, alimenta as informações em um programa de computador que faz com que a obra responda a esses movimentos em tempo real, alterando cores, padrões e formas.
Usando rastreamento corporal, a arte também apresenta reflexos digitais fantasmas dos visitantes cercados por neve caindo, como se estivessem presos em um globo de neve psicodélico em algum lugar entre os reinos físico e digital. A esfera exibe um texto escrito em um teclado próximo, onde os participantes são incentivados a deixar mensagens ou histórias para olhos futuros.
“Superamos dificuldades e crescemos constantemente”, escreveu um visitante inicial de “Ecos do Vale da Existência”. Outro escreveu: “O passado é um professor, o futuro é esperança.”
O Festival Internacional de Arte de Sapporo ocorre a cada três anos, embora a pandemia de Covid-19 tenha interrompido esse cronograma. O festival de 2024 destacará o trabalho de cerca de 50 artistas de mais de 10 países em seis locais em Sapporo. O tema do evento, “Última Neve”, reflete, em parte, as formas como as mudanças climáticas estão impactando os ciclos da natureza e direcionando o curso do futuro.
“Prevê-se que até o final do século XXI, o significado de ‘neve’ — que deveria existir em Sapporo como uma questão natural — será diferente do que é hoje”, disse o artista e diretor do festival, Ogawa Hideaki, em um comunicado. “Este festival de arte se concentra na transformação e criação de tal futuro para nosso planeta, sociedade, comunidade e vida.”
Como Karle destaca, há muitas maneiras de interpretar o tema do festival. Pode ser visto como a última nevasca da estação de inverno, a última neve do planeta ou, como sua obra explora, a última neve de nossas vidas. Karle está entre os expositores solicitados a criar obras que olhem 100 anos para o futuro.
A artista espera que os visitantes de sua instalação reflitam sobre a transitoriedade e a impermanência, a beleza e a fragilidade da vida e o legado que desejamos deixar para as gerações futuras, tanto tangível quanto simbolicamente.
O tesouro de dados de Sapporo, que está programado para viajar até a superfície lunar em 2026, acompanhará outros materiais que deixam a Terra com a LifeShip, como DNA de mais de mil espécies representando a biodiversidade da Terra.
Enviar partes de nós para a superfície lunar, disse Karle, “nos leva a imaginar um futuro onde nossas identidades biológicas e culturais transcendem fronteiras corporais e planetárias e se estendem para o cosmos”.