Pode parecer que você acabou de atualizar seu iPhone para o iOS 17, mas não se engane, o iOS 18 está chegando em junho deste ano. Sem mais delongas, aqui está o que você precisa saber sobre o novo software da Apple antes do lançamento em alguns meses.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Não é surpresa, dada a ascensão do ChatGPT em 2023, mas a Apple adicionará ferramentas de IA generativa à sua atualização deste ano, segundo Mark Gurman, da Bloomberg.
Leia também:
- Com Galaxy S24, Samsung quer IA generativa na mão de todos
- Apple supera Samsung na liderança de vendas de smartphones
- Conheça 5 apps gratuitos de IA para criação de imagens
Em seu boletim Power On, Gurman descreveu como as ferramentas de IA generativa a serem anunciadas na WWDC 2024 incluirão aprimoramentos ao assistente de voz da Apple, Siri.
Isso se soma a recursos de auto-completar e auto-resumir, que podem ser adicionados aos aplicativos da Apple no iOS 18, alimentados pelo grande modelo de linguagem Ajax, da fabricante do iPhone. A IA aprimoraria muitos serviços da Apple, incluindo o Apple Music, onde poderia ajudar a criar listas de reprodução, por exemplo. Além de auxiliar na solução de problemas.
Embora Gurman esteja confiante de que os recursos de IA começarão a ser lançados no iOS 18, isso é apenas o começo, e muitos desses recursos provavelmente não verão a luz do dia até 2025.
No entanto, Gurman diz que a Apple está muito atrás de seus concorrentes no espaço da IA:
“Começando com a IA generativa, as ferramentas da Apple – quando lançadas – virão quase dois anos após o ChatGPT começar a conquistar o mundo, cerca de um ano após a Amazon anunciar sua Alexa reformulada e cerca de um ano e meio após a Microsoft e o Google lançarem seus novos serviços. Mesmo para a Apple, isso é uma grande lacuna.
“Resumindo: a Apple está muito atrás na IA e é um grande risco para uma empresa que se considera a principal inovadora em tecnologia para consumidores.”
Como a IA no iOS 18 afetará você
A IA está em toda parte no momento, e a tendência não mostra sinais de diminuição. “Aparentemente, se os produtos não vierem repletos de IA, há o risco de alguns usuários acharem que estão ficando para trás”, diz Jake Moore, conselheiro global de cibersegurança da ESET.
Embora Moore admita que nem sempre é vantajoso adicionar capacidade de IA, recursos que economizam tempo, como o auto-resumo, certamente serão populares, ele diz.
Porém, quando os recursos do iPhone baseados em IA forem lançados, é importante levar em consideração a privacidade. Chatbots de IA, por exemplo, coletam grandes quantidades de dados, então você precisará reavaliar os recursos de privacidade da Siri.
Pensando positivamente, já que a Apple baseia seu marketing em torno da segurança e privacidade do iPhone, é provável que a empresa lance a IA no iOS 18 junto com diversos novos recursos para controlá-la.