Uma tripulação de quatro homens, incluindo o primeiro astronauta da Turquia, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na madrugada deste sábado (20) para uma estadia de duas semanas na mais recente missão desse tipo, organizada inteiramente às custas da startup Axiom Space, sediada no Texas.
O encontro ocorreu cerca de 37 horas após a decolagem do quarteto da Axiom na noite de quinta-feira (18) em um foguete do Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, Flórida.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Tanto a nave Crew Dragon quanto o foguete Falcon 9 que a levou à órbita foram fornecidos, lançados e operados pela SpaceX, de Elon Musk, sob contrato com a Axiom, como nas duas primeiras missões da Axiom à ISS desde 2022.
Quando os astronautas chegam à estação espacial, eles ficam sob a responsabilidade da operação de controle de missão da NASA em Houston.
Os planos são de que a tripulação da Axiom-3 passe cerca de 14 dias em microgravidade conduzindo mais de 30 experimentos científicos, muitos deles focados nos efeitos do voo espacial sobre a saúde e as doenças humanas.
A equipe multinacional foi liderada por Michael López-Alegría, 65 anos, um astronauta aposentado da NASA, nascido na Espanha, e executivo da Axiom que está fazendo seu sexto voo para a estação espacial. Ele também comandou a missão de estreia da Axiom – a primeira viagem totalmente privada à ISS – em abril de 2022.
Seu segundo no comando da Ax-3 é o coronel da Força Aérea Italiana Walter Villadei, 49. Completam a equipe o aviador sueco Marcus Wandt, 43 anos, representando a Agência Espacial Europeia, e Alper Gezeravcı, 44 anos, veterano da Força Aérea Turca e piloto de caça, o primeiro de seu país a fazer um voo espacial.
Eles serão recebidos a bordo da ISS pelos sete membros da atual tripulação regular da estação – dois americanos da NASA, um astronauta do Japão e da Dinamarca e três cosmonautas russos.