Em 2022, a Netflix tinha um total de 5,2 mil títulos disponíveis no catálogo brasileiro, de acordo com dados da Ancine — número que, em 2024, é ainda maior. As inúmeras possibilidades de conteúdo precisam de uma curadoria personalizada e ágil para que o usuário não desista de encontrar a programação ideal. É aí que entra o trabalho de Eunice Kim, líder global de produtos, design e produção criativa da Netflix.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“A equipe de produto é responsável por distribuir e tornar o conteúdo ‘descobrível’ em todo o mundo. Nosso trabalho é garantir que a experiência seja fácil e agradável para os usuários”, explica Eunice. E, neste campo, está a personalização fundamentada em dados. Afinal, se você é um grande fã de filmes de ação e aventura, não espera encontrar produções assustadoras ao abrir seu aplicativo da Netflix.
Leia também:
- Google pausará geração de imagens de pessoas por IA Gemini
- Entenda o que é a siliconomy e por que o futuro da tecnologia depende dela
- “Temos várias apostas para o Brasil. Entre elas, duas novelas”, diz presidente da WBD Latam
Para isso, a empresa analisa os gêneros mais assistidos, a interação com os botões de avaliação, a quantidade de tempo em determinados trailers, entre outros fatores comportamentais. “Nós trabalhamos para garantir que a Netflix seja personalizada. Queremos assegurar que entendemos as necessidades de cada usuário, para cada momento. Desde a noite de filme em família até o reality show para passar o tempo em uma tarde”, afirma a executiva.
Patrick Fleming, diretor sênior de inovação de produto, complementa: “A Netflix é um negócio de assinatura mensal. Então, somos testados mensalmente e, se não entregarmos o que os clientes desejam, eles não renovam.”
O Brasil para Netflix
Durante uma entrevista coletiva com jornalistas da América Latina, onde a Forbes Brasil esteve presente, Eunice Kim reforçou a importância do mercado brasileiro para a Netflix. “O Brasil é um mercado enorme para nós. E, do ponto de vista de dados e insights, buscamos sempre investir em novos conteúdos locais. Além disso, produtos brasileiros de sucesso são exportados mundo afora.”
Outro aspecto relevante é a adesão de novas assinaturas no país. Segundo a líder global, Brasil e México são destaques na captação de novos assinantes. “Observamos uma retenção e engajamento realmente fortes nos dois países. Esse resultado positivo pode ajudar a Netflix a assegurar planos mais acessíveis.”
Os próximos 10 anos de Netflix
A Netflix de 2024 não é a mesma locadora de DVDs de 1997, nem o streaming de filmes e séries que começou em 2007. A plataforma agora oferece jogos, programação ao vivo e produções originais.
No momento, o objetivo da empresa é planejar os próximos anos. “Estamos animados para a década que vem pela frente. À medida que olhamos para o futuro, existem três coisas nas quais iremos focar: re-arquitetura da experiência do usuário, refinamento da personalização e produção de conteúdos de qualidade”, finaliza Eunice Kim, a mulher por trás das recomendações da Netflix para você.