A chave para encontrar câmeras escondidas é ter acesso à rede Wi-Fi da propriedade. Os aluguéis do Airbnb, por exemplo, oferecem esse tipo de serviço — e aplicativos gratuitos podem ser usados para escanear a rede, revelando quais outros dispositivos estão conectados.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
As chamadas “câmeras de segurança” são fáceis de disfarçar. Pesquise por “câmera de segurança oculta” e você encontrará facilmente câmeras escondidas em detectores de fumaça, adaptadores de energia USB, relógios de parede e muitos outros objetos domésticos.
Em outras palavras, as câmeras dentro de propriedades alugadas — ou mesmo em sua casa — podem não parecer com câmeras de espionagem. E, de acordo com instituições de combate à violência doméstica, parceiros abusivos também fazem uso deste tipo de aparelho.
Leia também:
- Dia do Consumidor: 5 devices mais procurados pelos brasileiros
- “Criei há 25 anos o que Musk fez agora”, diz Miguel Nicolelis
- Por que Nvidia, Google e Microsoft estão apostando bilhões em IA na biotecnologia
Felizmente, existem aplicativos gratuitos que podem identificar câmeras escondidas. Eles não são 100% infalíveis, mas podem ajudar.
Vamos começar pelo Network Analyzer, app disponível para aparelhos Android, que irá escanear a rede Wi-Fi à qual você está conectado e listar outros dispositivos ligados à rede. O aplicativo Ubiquiti Wifiman realiza o mesmo trabalho para proprietários de iPhone e iPad.
Embora esses aplicativos muitas vezes sejam tudo o que você precisa para revelar uma câmera espreitando na rede, as descrições listadas de alguns dispositivos podem ser inconclusivas. É por isso que eu recomendo o Fing. Este app para PC e Mac não está sujeito a nenhuma restrição, isso significa que ele pode criar listas detalhadas de todos os dispositivos conectados à rede Wi-Fi.
Como você pode ver abaixo, o Fing identificou uma câmera de segurança “Ring” na minha casa, bem como a marca e modelo de outros dispositivos:
Se você pagar pela assinatura Fing Starter, que custa US$ 2,99 mensais, ela inclui um recurso que especificamente busca por câmeras ocultas e as lista no aplicativo. Isso inclui dispositivos como detectores de movimento e babás eletrônicas, que são frequentemente usados para espionagem.
Novas regras do Airbnb
A política de proibição de câmeras nos ambientes internos entra em vigor no dia 30 de abril. Então, se você estiver alugando uma propriedade do Airbnb antes disso, câmeras internas em áreas comuns ainda são permitidas, desde que sejam divulgadas nas páginas de listagem antes da reserva.
Antes de confrontar ou denunciar um proprietário do Airbnb sobre uma câmera que você descobriu, certifique-se de entender completamente as novas regras. Por exemplo, a proibição se aplica apenas a câmeras internas. Ainda é permitido aos proprietários do Airbnb instalar câmeras externas ou sistemas de campainha de vídeo.
No entanto, “os anfitriões serão obrigados a divulgar a presença e a localização geral de quaisquer câmeras externas antes que os hóspedes reservem”, de acordo com o comunicado do Airbnb.