O foguete Kairos, da empresa japonesa Space One, explodiu poucos segundos após seu lançamento inaugural nesta quarta-feira, quando a companhia tentava se tornar a primeira empresa japonesa a colocar um satélite em órbita.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O revés para a Space One e para a indústria de foguetes no Japão ocorre no momento em que o governo do país e investidores intensificam o apoio ao setor em meio ao aumento da segurança nacional e à demanda crescente por satélites comerciais.
Leia também:
- Câmara dos Deputados dos EUA aprova proibição do TikTok por maioria dos votos
- O que está por trás da proibição do nome Meta no Brasil?
- Spotify vai exibir videoclipes completos em possível confronto com YouTube
O foguete de 18 metros explodiu cinco segundos após a decolagem, deixando para trás uma grande nuvem de fumaça, um incêndio e fragmentos do foguete perto da plataforma de lançamento, na ponta da península montanhosa de Kii, no oeste do Japão, visíveis nas transmissões ao vivo da mídia local.
“O foguete encerrou o voo depois de julgar que o cumprimento de sua missão seria difícil”, disse o presidente da empresa, Masakazu Toyoda.
A Space One não especificou o que desencadeou a autodestruição após a ignição do motor do primeiro estágio — ou quando a empresa lançaria o próximo Kairos — apenas prometeu uma investigação sobre a explosão.
A empresa disse que o lançamento é altamente automatizado, exigindo apenas cerca de uma dúzia de funcionários em terra, e que o foguete se autodestrói quando detecta erros em sua trajetória de voo, velocidade ou sistema de controle que poderiam causar um acidente que colocaria em risco as pessoas em terra.
Não houve feridos perto da plataforma de lançamento, e o incêndio foi apagado, disse Shuhei Kishimoto, governador da prefeitura de Wakayama, a repórteres.
A Space One, com sede em Tóquio, foi fundada em 2018 por um consórcio de empresas japonesas que incluem a Canon Electronics e a unidade de engenharia aeroespacial da IHI.
As ações da Canon Electronics caíam até 13%, enquanto os papéis da IHI recuavam até 2% após o fracasso do lançamento desta quarta-feira.